Detentos aprovados no Prouni se matriculam em faculdade na capital
Com seis internos aprovados para cursar o ensino superior, no primeiro semestre de 2015, o Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I), localizado no Complexo Penitenciário de Marituba, teve mais dois detentos classificados, na segunda fase do processo seletivo. Na manhã desta sexta-feira (10), Washington Wilson Oliveira Correa e Janison Sousa dos Anjos, ambos de 25 anos, fizeram matrícula na Faculdade Estácio de Sá, onde passaram nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Ambiental, respectivamente.
Quando chegaram ao presídio, os dois internos ainda não haviam completando o ensino fundamental e médio. Eles concluíram os estudos dentro na unidade prisional e decidiram prestar vestibular, por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) 2015, no qual foram aprovados com bolsa integral, pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni).
“Quando soube que tinha sido aprovado, foi uma felicidade enorme. Senti que voltei a conquistar coisas que já havia perdido. Agora tenho porta aberta para tentar uma nova vida. Fazer a minha matrícula hoje representa um recomeço. Eu não tinha planos, e agora tenho um futuro. Quero ser um ótimo engenheiro elétrico”, disse o detento Washington Corrêa.
A mãe de Washngton, Ana Regina Correa, foi quem reuniu os documentos para que o filho pudesse fazer a matrícula. Ela acompanhou de perto todo o processo. “Para mim é uma felicidade muito grande estar aqui. Sempre tive o sonho de que um dia ele iria vencer na vida. Desde que ele foi preso sempre se empenhou para terminar os estudos. Ele está muito entusiasmado e eu também. Meu filho não desiste, quando ele tem um objetivo ele consegue”, afirmou.
Quem também estava animado para a matrícula era o interno Janison Sousa dos Anjos. O ingresso em um curso de ensino superior foi um sonho realizado. “Foi a maior conquista da minha vida. Eu sonhava em fazer faculdade e estar aqui hoje significa o início de um futuro promissor. Sei que boas oportunidades não aparecem todos os dias e talvez essa seja única, por isso estou preparado para agarrar”, assegura.
Educação - O Pará teve 749 inscritos no Enem PPL 2014, com a aprovação de 38 detentos. Este número representa um crescimento 44% de aprovados no exame, em relação ao ano de 2013, quando apenas 25 pessoas atingiram a pontuação mínima. Do total de presos aprovados no Estado em 2015, cinco internos foram beneficiados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que se baseia nas notas do Enem e concede aos candidatos vagas em universidade federais, estaduais ou em institutos tecnológicos de ensino, como é o caso do IFPA.
Além do Sisu, os internos também obtiveram bons resultados no Prouni, que oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior baseadas na nota do Enem. Somente no PEM I, três detentos foram aprovados no programa. A Susipe conta com 17 internos fazendo faculdade em todo o sistema prisional, entre regime fechado e aberto. Atualmente, o PEM I tem 75 internos estudando na educação formal, ensino fundamental e médio. Com a aprovação de Washington e Janison o presídio atinge o número de oito detentos classificados para cursar ensino superior.
Atualmente, a Susipe conta com 1.762 custodiados em atividades educacionais, incluindo cursos profissionalizantes, o que representa 13,24% de detentos em sala de aula, deixando a Susipe acima da média nacional, que é de 10,7%, segundo o último relatório divulgado pelo Ministério da Justiça.