Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AUDIOVISUAL

Casa das Artes exibe filmes nacionais de graça nas quartas de julho

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/07/2015 17h22

A Casa das Artes, da Fundação Cultural do Pará (FCP), montou programação especial no mês das férias escolares, com entrada franca, para quem não sai de Belém. As sessões são às quartas-feiras, no horário das 19h, com filmes de ficção, comédia e documentário. A seleção dos títulos foi feita pelo Núcleo de Produção Digital do Pará (NPD), com vista em diversos públicos.

O Cineclube Alexandrino Moreira existe há sete anos e tem sessão regular todas as segundas, às 19h, no auditório da Casa das Artes. “A programação é feita uma semana pela Associação Paraense de Críticos de Cinema, que programa filmes clássicos do cinema mundial. Na outra semana é feita por nós, do NPD, que programamos exclusivamente filmes brasileiros, pelo fato de ser período de férias e também porque a APCC não terá programação em julho. Em agosto voltamos com a programação normal”, explica o coordenador do NPD, Felipe Pamplona.

Nesta quarta-feira (15), a programação da Casa das Artes começa com o filme “Chega de Saudade”, de Laís Bodanzky, com roteiro de Luiz Bolognesi, que conta, numa única noite, várias histórias vividas pelos frequentadores de um clube de dança de São Paulo. Na próxima quarta-feira, 22, será exibido o “Filme de Amor”, de Júlio Bressane, sobre três amigos que vivem no subúrbio e que decidem se encontrar em um pequeno apartamento num fim de semana, com o objetivo de beber, conversar, sentir prazer e, principalmente, estarem juntos.

Para encerrar a programação, no dia 29, é a vez do documentário “Bailão”, de Marcelo Caetano, que retrata a rotina do ABC Bailão, casa noturna no centro de São Paulo que há 15 anos recebe gays sessentões que buscam o amor e o prazer marginal com que sequer sonhavam durante a juventude, na década de 50. Em seguida será exibido o filme “Amar...”, de Carlos Gregório, comédia que fala sobre um assunto triste: o amor não correspondido. Frederico, que amava Laura, que amava Joana, que amava Raimundo...

No mesmo dia, às 19h40, haverá a exibição de “Abra os Olhos”, de André Marçal, com uma trama que usa a violência doméstica como pano de fundo. Oprotagonista, Dan, decide não se calar ao constatar o abuso e acaba se envolvendo na relação de um casal desconhecido.

Serviço: Mostra de Filmes do Núcleo de Produção Digital do Pará. Dias 15, 22 e 29, sempre a partir das 19h, na Casa das Artes (Praça Justo Chermont, s/n, ao lado da Basílica). Entrada franca.