Caravana do Pro Paz leva cidadania a detentos de presídio em Itaituba
Após mais de quatro anos sem documentação, como certidão de nascimento e identidade, o interno Clodoaldo Correa Soares, 55 anos, custodiado no Centro de Recuperação Regional de Itaituba (CRRI), ganhou na manhã desta quinta-feira (23) a oportunidade de resgatar a cidadania. O benefício chegou durante visita da Caravana Pro Paz ao CRRI.
“Eu havia perdido meus documentos e tentei tirar muitas vezes, antes mesmo de ser preso, mas sempre havia muita dificuldade e nunca conseguia. Hoje, em menos de meia hora, recuperei tudo e estou muito satisfeito com a vinda desse mutirão para a unidade. Trabalho aqui dentro, na empresa terceirizada responsável pela nossa alimentação, e já estava com medo de perder meu cargo por falta dos documentos”, contou o interno.
O projeto, da Fundação Pro Paz, conta com 25 servidores que fazem serviços itinerantes de emissão de documentos e atendimento jurídico. No Centro de Recuperação de Itaituba, a expectativa é fazer cerca de 100 atendimentos, o que representa mais de 40% da população carcerária da unidade. O convite para levar o mutirão à casa penal partiu do próprio diretor do CRRI, Amilton Pinheiro.
“A Caravana chegou ao município na última terça-feira e fiz o convite para o coordenador. Estou ha pouco tempo como diretor desta unidade, mas já percebi que a maioria dos internos não possuem documentações e isso dificulta em suas pendências jurídicas, em atendimentos hospitalares, pois precisam de carteira do SUS e para tirá-la necessitam dos documentos pessoais. Vi que a Caravana passou pela unidade de Altamira e não quis perder a oportunidade”, contou Amilton Pinheiro.
No mutirão é possível fazer emissão de certidões de nascimento, carteiras de identidade e trabalho (primeira e segunda via), fotos 3x4, além de atendimento jurídico. A Caravana Pro Paz Cidadania tem a parceria das secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Polícia Civil e Defensoria Pública.
Cidadania – A Caravana Pro Paz Cidadania irá atender a população do município de Itaituba por seis dias. A meta é fazer mais de 2,4 mil atendimentos. O mutirão percorrerá toda a região do Xingu e depois segue viagem para Jacareacanga.
O coordenador da caravana Pro Paz Cidadania, Delksoln Roberto Oliveira, explica que a ação nos presídios busca levar mais cidadania ao cárcere. “Os documentos civis são de extrema importância para a garantia de vários direitos aos presos, inclusive benefícios sociais. Nas unidades prisionais a documentação é necessária para atendimento à saúde, por exemplo, no SUS. Essas pessoas perderam o convívio em sociedade, não queremos que eles percam novas oportunidades ou que sejam prejudicados pela falta de documentos num atendimento médico ou numa proposta digna de trabalho”, apontou.
Além da Caravana de Cidadania, a Fundação Pro Paz promove ainda o projeto Pro Paz nos Bairros, que atende crianças carentes com atividades esportivas; Pro Paz Integrado, voltado a mulheres e crianças em situação de risco; Pro Paz Juventude, que leva políticas públicas a jovens, e as Unidades Integradas Pro Paz (UIPPs), onde há serviços de segurança pública integrado.