Susipe fecha convênio com construtora para empregar detentos
A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) fechou mais uma parceria nesta sexta-feira, 24, para garantir o uso da mão de obra carcerária. A Construtora Prospecto é a mais nova parceira da Susipe na capacitação e encaminhamento de detentos ao mercado de trabalho. No total, 21 convênios já foram fechados e 460 vagas de trabalho geradas garantindo emprego e renda para internos custodiados pela Susipe.
Dois internos do Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC) serão beneficiados com o projeto Edificando Sonhos. Os detentos cumprem pena no regime semiaberto e irão trabalhar como serventes de obra. Eles serão remunerados com um salário mínimo, valor acima do que é determinado pela Lei de Execução Penal (LEP), que é de um terço do salário. A empresa de construção civil irá garantir, ainda, o recolhimento de impostos, transporte e alimentação aos presos.
O diretor da construtora, Gustavo Fonseca, acredita que a iniciativa é importante e que todos saem ganhando. “O primeiro beneficio é o social, da reinserção. Além disso, o trabalho ajuda na autoestima do preso. Percebemos que são pessoas que têm o interesse realmente de trabalhar, têm um rendimento bom, muitas vezes são mais esforçados e apresentam melhores resultados pela condição em que estão. Para a construtora é muito interessante ter funcionários dedicados, pois todos ganham”, afirma Gustavo Fonseca.
Os convênios de trabalho realizados pela Susipe garantem emprego e renda para pessoas que ainda estão no cárcere e ainda contribuem com a remissão na pena, já que para cada três dias de trabalho, um dia é remido. “O trabalho para o preso representa a diminuição do tempo de cárcere, a possibilidade da remuneração e com ela poder ajudar na renda familiar. Isso faz com que o interno se sinta novamente chefe de família, o que melhora o comportamento e a disciplina na unidade prisional. É um ganho para o preso, para a Susipe e para a sociedade, já que ele não irá reincidir no crime”, explica o superintendente da Susipe, André Cunha.
Durante a assinatura, estiveram presentes o diretor da Construtora Prospecto, Gustavo Fonseca, a administradora da empresa, Caroline Uliana, o superintendente da Susipe, André Cunha, o superintendente adjunto, Hilmo Moreira, além dos gerentes da Divisão de Trabalho e Produção da Susipe e do Núcleo de Reinserção Social e Convênio da Susipe.
“Mediante a assinatura desse convênio, também convidamos outras empresas privadas para participar de parcerias de trabalho. A Susipe oferece mão de obra qualificada e a empresa também estará contribuindo com a sua parcela de responsabilidade social”, afirma o diretor do Núcleo de Reinserção Social da Susipe, Ivaldo Capenoli. Quem tiver interesse em se tornar parceiro da Susipe para utilizar a mão de obra carcerária pode entrar em contato através do telefone (91) 3222-4231, das 08h as 18h, diariamente.