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Seduc avança na implantação do SEI com seleção de professores

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/09/2017 00h00

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) encerrou nesta sexta-feira (8) as inscrições internas para a seleção de professores do quadro, que atuarão no Sistema Educacional Interativo (SEI). O processo seletivo foi mais uma ação da Seduc voltada à ampliação da oferta de Ensino Médio no interior do Estado. Na próxima semana será divulgada a lista de classificados. Em Belém, no Centro de Mídia do Sistema - onde as aulas serão ministradas em três turnos, trabalharão 38 professores, e nas salas de aula cerca de 300 professores, conectados à internet, dirimindo dúvidas dos alunos em tempo real.

Entre os critérios do processo seletivo está a exigência de formação acadêmica mínima, com pós-graduação lato sensu ou especialização, além de mestrado ou doutorado na área de conhecimento específico. Serão selecionados 38 professores de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, História, Geografia, Física, Filosofia, Sociologia, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira. Para o monitoramento em sala de aula serão contratados 290 professores.

O SEI é uma das ações que consolidam ao Pacto pela Educação – programa liderado pelo Governo do Pará, que congrega o empenho de órgãos públicos estaduais e prefeituras, além de empresas privadas e instituições civis, em favor da melhoria da qualidade da educação. O Pacto foi concebido diante da constatação de que era preciso enfrentar problemas cruciais da Educação, como rendimento, evasão e fluxo escolar, cobertura do Ensino Básico, infraestrutura e gestão.

Expansão - O Sistema Educacional Interativo é uma metodologia educacional que atenderá alunos concluintes do Ensino Fundamental em comunidades rurais onde não há oferta do Ensino Médio, e também atuará quando a demanda for superior ao número de vagas oferecido. É um dos componentes do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O SEI é definido como estratégia primordial para a expansão do Ensino Médio na rede estadual pública de ensino, além de ser uma alternativa metodológica utilizada pela Seduc para enfrentar algumas questões desafiadoras da educação paraense, entre elas a extensão territorial; carência de docentes habilitados em localidades longínquas; cobertura do Ensino Médio nessas localidades, e a necessidade de articular o que acontece no mundo com a realidade de comunidades rurais, ribeirinhas, quilombolas e indígenas.

O Sistema enfatiza a necessidade de expansão do Ensino Médio, sustentado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e legislação educacional estadual. O SEI não é uma simples solução tecnológica para ampliar estatísticas de matrículas, e sim a alternativa mais viável que a Seduc dispõe para efetivar a imediata ampliação da oferta do Ensino Médio.

O Sistema levará o Ensino Médio às comunidades mediante metodologia inovadora, tendo como suporte serviços de comunicação multimídia (dados, voz e imagem). As aulas serão transmitidas via satélite a partir do Centro de Mídia. As escolas, além de receberem as aulas ao vivo, terão suporte adicional de internet de alta velocidade, que garantirá a interatividade dos alunos com o Centro de Mídia. Os alunos contarão com o apoio de um professor na sala de aula. É uma “Metodologia de Ensino” e não uma “Modalidade de Aprendizagem”, o que implica diferença de entendimento sobre a aplicação do Sistema, adequado automaticamente a qualquer proposição curricular do Ensino Médio, com a carga horária do Ensino Médio Regular distribuída por três anos.

Fundamento legal - O SEI é baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio de caráter obrigatório, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Legislação Educacional vigente, garantindo ao aluno das comunidades preferencialmente rurais dos municípios paraenses o acesso à última fase da Educação Básica – direito de todo estudante brasileiro. Após ser apreciado pela Câmara Básica do Conselho Estadual de Educação (CEE), o Sistema foi aprovado pelos conselheiros, por unanimidade, no dia 20 de abril deste ano. 2017.

Fundamentado em conceitos teóricos consagrados das áreas da educação, tecnologia, comunicação e informação online, o SEI usará os recursos disponíveis atualmente (incluindo vídeos e dados) para atender a um dos pressupostos da educação nacional: a ampliação do Ensino Básico.

Início das aulas - No Centro de Mídia - estúdio onde as aulas serão ministradas, e que já sendo instalado -, atuarão dois professores ministrantes, sendo um à frente das câmeras e outro no chat para atender os alunos. Em cada sala de aula haverá um professor mediador – um “articulador da aprendizagem”, com licenciatura plena. Sua função será acompanhar as aulas e esclarecer, ao final de cada aula, em tempo real, as dúvidas com os professores do estúdio, por meio de imagem e voz. Os professores selecionados passarão por uma formação sobre a tecnologia e o novo método de ensino.

As aulas pelo SEI começarão conforme o calendário letivo 2018, com as matrículas seguindo o mesmo calendário do Ensino Médio. A expectativa é que os primeiros testes do SEI ocorram em outubro de 2017, com aulas de reforço para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Execução - A Seduc já contratou, por meio de licitações nacionais, serviços especializados para a implantação e operacionalização do Centro de Mídia. As torres de recepção do sinal de satélite começam a ser instaladas em setembro. A implantação começou, de fato, em abril deste ano, com a aquisição dos serviços e produtos de telecomunicação (torre, antena, receptor) para transmissão de áudio e vídeo, além do Centro de Mídia.

A execução desse cronograma está a cargo da Diretoria de Ensino Médio e Profissionalizante, vinculada à Secretaria Adjunta de Ensino, com acompanhamento do Escritório de Projetos da Seduc, que gerencia a implantação do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão de Cobertura da Educação Básica do Estado do Pará.

Parâmetros - A taxa de escolarização (92,8%) de alunos do Ensino Fundamental indica que é imperioso oferecer o Ensino Médio nas comunidades onde eles residem, ou no entorno, para garantir a conclusão da Educação Básica. Na seleção das comunidades onde as aulas pelo Sistema Interativo serão recebidas, foram considerados quatro parâmetros: existência local de egressos do Ensino Fundamental; baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); dificuldades de acesso e condições de infraestrutura adequada para instalação da sala.

O SEI estará presente em 145 localidades de 29 municípios, cujas prefeituras estão assinando convênio com a Seduc. De acordo com os critérios estabelecidos, destacam-se localidades de cinco municípios do Arquipélago do Marajó, nas quais o histórico do IDH tem ficado sempre abaixo da média desejável. Serão atendidos pelo SEI os municípios de Baião, Cametá, Abaetetuba, Acará, Igarapé-Miri, Moju, Aveiro, Belterra, Mojuí dos Campos, Santarém, Alenquer, Curuá, Juruti, Óbidos, Faro, Altamira, Medicilândia, Uruará, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Itaituba, Trairão, Novo Progresso, Placas, Chaves, Breves, Curralinho, Portel e Muaná.

Para viabilizar o Sistema, o governo do Estado está investindo R$ 15,3 milhões, financiados pelo BID, somente em tecnologia e infraestrutura operacional. Nesse valor não está contabilizado o custo da folha de pagamentos de salários e o treinamento de professores.

Ideb - O Ensino Médio com intermediação tecnológica vem sendo utilizado com excelentes resultados em cinco estados do Norte e Nordeste do Brasil. Amazonas, Piauí, Bahia e Maranhão, onde o modelo já é utilizado, registraram um crescimento gradativo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O projeto pioneiro dessa “Metodologia de Ensino” é do Amazonas, onde um Centro de Mídia da Educação foi implantando em 2007, e ampliado a cada ano. As aulas também são ministradas e transmitidas diariamente, via teleconferência, direto dos estúdios localizados na capital, Manaus. 

A estratégia contribuiu para o aumento de indicadores do Ministério da Educação (MEC) em 2016. O levantamento aponta que o Amazonas superou as metas projetadas pelo Ministério, e registrou em 2015 o maior crescimento do Ideb no Ensino Médio, entre as redes estaduais.

A implantação do SEI não afeta o funcionamento do Sistema de Organização Modular de Ensino (Some), programa que será mantido até o momento em que seus objetivos sejam atendidos em termos de cobertura e qualidade de ensino.