Núcleo de Oficinas Curro Velho e Casa da Linguagem abrem inscrições para atividades
Estão abertas as inscrições para o quarto módulo de cursos do Núcleo de Oficinas Curro Velho e Casa da Linguagem. Ao todo, serão 115 oficinas ofertadas pela Fundação Cultural do Pará (FCP) em agosto, voltadas a crianças, jovens e adultos em diversas áreas - música, teatro, confecção de objetos, pintura e fotografia. Cada pessoa pode se escrever em até dois cursos no mesmo módulo.
É o caso da estudante Sara Reis, 16 anos, que pela primeira vez se inscreveu nas oficinas, e de cara garantiu vaga em dois cursos:de violão e de canto popular. Ela diz que ficou sabendo das atividades por meio de uma amiga que já frequentava o espaço do Curro Velho, e sugeriu que ela viesse participar das oficinas de arte. “Vai ser uma ótima oportunidade de aprender coisas novas. Minha amiga me falou muito bem dos cursos, achei interessante e vim conferir”, completa Sara, que disse estar ansiosa pelo início das aulas.
O artesão Crispim Soares, 50 anos, pai de Sara, apesar de nunca ter frequentado uma oficina conta que as os cursos ofertados nos espaços do Curro Velho e da Casa da Linguagem são de grande importância para toda comunidade, principalmente os jovens. “As oficinas funcionam como ferramenta de instrução para os jovens, melhora a autoestima e estimula a capacidade artística deles”, diz Crispim Soares. Ele contou ainda que ficou muito satisfeito com a iniciativa da filha em procurar os cursos. “Me senti feliz por ela ter vindo, pelo fato de eu ser um artista e saber que, aqui, ela vai aperfeiçoar o dom que já tem pra música”, finaliza.
Eliane Cássia Pinheiro da Silva, 31 anos, participará pela sexta vez de oficinas da FCP. “Fiz minha primeira oficina em 2009, e pra mim, que não tinha nada para fazer em casa, foi uma excelente oportunidade de aprender algo novo. De lá pra cá já fiz varias oficinas, como teatro, dança, artesanato e pintura”, ressalta a jovem, que ressalta ter melhorado seu comportamento no dia-dia após ter participado das atividades, além de ter descoberto uma nova fonte de renda.
As inscrições seguem até dia 14 de agosto e podem ser feitas no Núcleo de Oficinas Curro Velho (Rua Professor Nelson Ribeiro, nº 287, bairro do Telégrafo) e na Casa da Linguagem (Avenida Nazaré, n º31). Alunos da rede pública de ensino e de infocentros não pagam (eles devem apresentar declaração de matrícula), os demais pagam uma taxa de R$ 20,00 (pagamento no dia da inscrição). As inscrições são todas presenciais e no mesmo local onde ocorrerá a oficina. Informações pelo telefone 3184-9100.