Fundação Cultural do Pará abre as atividades do projeto Primeiras Leituras
O poeta e escritor paraense Paulo Nunes foi o convidado especial do projeto “Primeiras Leituras”, desenvolvido pela Fundação Cultural do Pará. Diversas obras suas foram expostas durante o bate-papo promovido na Casa da Linguagem na tarde desta quinta-feira, 20. A produção literária de Paulo foi apresentada pela professora e escritora Nathália Cruz, que revelou as histórias por trás das obras e interpretou trechos dos livros escritos por ele.
O objetivo do projeto é divulgar obras de autores da Literatura Brasileira e Paraense junto a alunos que frequentam os espaços da Casa da Linguagem, oferecendo a oportunidade do contato direto com eles por meio de bate-papos. Moisés Silva, 21 anos, aluno do Ensino Médio, disse que o projeto foi muito revelador, já que até então não conhecia nada sobre a Literatura Paraense. “Acho muito interessante porque nos permite saber mais sobre os escritores locais, me deu até uma certa curiosidade de conhecer melhor esse cenário”, confessou o estudante.
Outra aluna que também fez elogios ao projeto foi Clara dos Anjos, 17 anos. “Infelizmente muito do que é produzido regionalmente ainda é pouco conhecido, mas há muitos alunos que se interessam pela literatura paraense e não têm ideia de onde encontrar esse material. Eu, por exemplo, até então não conhecia o Paulo Nunes, mas gostei bastante do trabalho dele."
O homenageado da tarde desejou vida longa ao "Primeiras Leituras" e destacou a escolha da Casa da Linguagem para as atividades do projeto. "Esse é um espaço muito importante para a literatura do Pará. Por aqui já passaram vários nomes como Max Martins e outros intelectuais. E ter a oportunidade de mostrar meu trabalho nessa fase inicial do projeto e nesse ambiente, que possibilita o diálogo com o público leitor, em especial o jovem, foi mais do que uma honra”, destacou.
A escritora e professora Nathália Cruz também falou sobre a participação na abertura do projeto e se disse surpresa com o interesse do público, formado essencialmente por adolescentes. “Foi uma experiência diferenciada, por se tratar da primeira apresentação do projeto, e pelo o que pudemos sentir aqui ainda vamos colher bons frutos dessa iniciativa, pois ela abre um espaço único de interação entre o público leitor e os autores locais."
O projeto “Primeiras Leituras” terá programação mensal na Casa da Linguagem, que fica localizada na avenida Nazaré, nº 31 e, onde são realizadas oficinas de linguagem verbal para alunos do nível fundamental, médio e superior.