Documentário “Abaixando a Máquina” será exibido no Cineclube Alexandrino Moreira
Será exibido nesta segunda feira, 24, às 19 horas, o documentário “Abaixando a Máquina - Ética e dor no fotojornalismo carioca”, no Cine Alexandrino Moreira, na Casa das Artes. A obra, produzida pelo fotógrafo Guilhermo Planel juntamente com o jornalista Renato de Paula, tem como ponto de partida o Rio de Janeiro, mostrando um pouco da perspectiva em que os fotojornalistas cariocas vivenciam a cidade.
O documentário foi lançado em 2007 e revela uma percepção mais íntima e sensível do trabalho do fotojornalista, profissional que é responsável por captar, por meio da câmera fotográfica e, acima de tudo, a realidade daquela notícia. Guillermo Planel transforma o mito do fotojornalismo enquanto ofício meramente técnico na realidade de que ser fotógrafo é ser testemunha do que esta acontecendo, tendo o poder de transformar uma imagem em um documento social.
O filme tem o formato unicamente de depoimentos. Nele são mostradas fotografias junto com falas e as imagens dos fotógrafos, que desabafam sobre a profissão em seus mais diversos aspectos. Os depoimentos são intercalados com cenas gravadas de “making of” de coberturas, e, claro, feitas por alguns dos entrevistados. O filme se baseia tanto na fala dos fotógrafos quanto na de personagens ligados à profissão, como editores e repórteres de texto de veículos de comunicação cariocas e de outras áreas como psicanalistas, professores, policiais e músicos.
A exibição terá entrada franca. O cineclube fica na Casa das Artes, localizado na Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica Santuário de Nazaré.