Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Escritores falam sobre o processo de criação literária na Casa das Artes

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/08/2015 18h08

A Fundação Cultural do Pará (FCP) promove nesta quarta-feira (26), às 19h, na Casa das Artes, o projeto “Roda Palavra”, um bate-papo que pretende reunir escritores paraenses para discutir o processo criativo dos trabalhos. Nessa primeira edição do projeto, o convidado especial será o poeta e produtor cultural paraense Vasco Cavalcante. O evento terá a mediação do também poeta Antônio Moura.

Segundo a coordenadora de literatura e expressão de identidade da FCP, Elaine Oliveira, o Roda Palavra é um projeto semelhante ao “Primeiras Leituras”, mas com a finalidade de colocar o escritor em contato com outros autores. “Apesar de ser aberto para o público leitor iniciante, o evento é voltado a pessoas com uma concepção maior sobre leitura literária, como autores. É uma oportunidade em que o escritor vai falar sobre criação e poética”, explica.

O projeto vai dar maior visibilidade à profissão poética. “O Vasco Cavalcante tem uma produção poética muito importante na história da literatura paraense. Participou de vários movimentos, além dele ter uma inserção muito grande no universo cultural”, ressalta a coordenadora, dizendo que o escritor vai apresentar seus poemas e discutir com o público sobre criação.

A maior importância do Roda Palavra, continua Elaine Oliveira, será difundir cada vez mais a leitura literária, para que se torne uma rotina da comunidade. “Esperamos que as pessoas participem, porque queremos transformar a Casa das Artes em um espaço também onde se discute literatura, então acreditamos que o evento será bem sucedido”, diz a coordenadora, informando que o bate-papo ocorrerá mensalmente.

Para Vasco Cavalcante, o projeto é muito importante, pois oferece uma oportunidade do autor ter contato direto com o público. “Essa é uma iniciativa muito interessante, que dá ao poeta a chance de mostrar o processo poético, todo o romantismo e a realidade na criação da obra”, diz ele, destacando o crescimento das pessoas interessadas pela literatura e a importância da Casa das Artes como espaço poético.

O poeta diz ainda estar feliz em participar do projeto, principalmente por ele ter lançado recentemente o primeiro livro, “Sob silêncio”, apesar de já ter uma história respeitável no cenário literário paraense. “Fiquei satisfeito em ser convidado, ainda mais quando soube que o encontro seria mediado pelo Antônio Moura. Estou com boas expectativas para esta quarta-feira, espero que as pessoas gostem”, completa o autor.

Vasco Cavalcante é design gráfico e poeta, nascido em Belém. Foi um dos fundadores do grupo de poesia alternativa Fundo de Gaveta, que se manteve na ativa entre os anos 1981 e 1983. Em 1985 foi selecionado pela Secretaria Municipal de Cultura para a publicação de um livro de poesia intitulado “Poesias: Coletiva”. Tem poemas publicados na revista virtual “Zunái – Revista de poesia & debates”, e em várias edições da revista literária “Polichinello”.

Foi convidado por dois anos a participar da Feira Pan-Amazônica do Livro, em 2012, com o grupo Fundo de Gaveta, e em 2015 para falar sobre produção literária e o livro lançado recentemente. Participou em 2012 da plaquete “Desvio para o vermelho: treze poetas brasileiros contemporâneos”, com organização de Marcele Becker e lançada pelo Centro Cultural de São Paulo. Neste ano, publicou a plaquete literária “30 poetas | 30 poemas”, com 30 autores locais, em comemoração aos 18 anos do site Cultura Pará.

Serviço: Projeto Roda Palavra. Quarta-feira (26), no auditório da Casa das Artes (antigo IAP, na Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré), às 19h. Entrada franca.