Inscrições abertas para laboratório de criação musical com Iva Rothe e Nazaco Costa
A compositora e intérprete Iva Rothe, em parceria com o músico Nazaco Costa, realizam neste mês um laboratório de criação musical a partir de gêneros paraenses influenciados pela música caribenha. É o “Laboratório Pará x Caribe de Criação Musical”, com inscrições abertas até o próximo domingo, dia 13, por formulário online (acesse aqui). As aulas serão de 21 de setembro a 12 de novembro; sempre às segundas, quartas e quintas, das 15h às 18h; na Casa das Artes com apresentação musical dos resultados.
“Esse é um projeto que partiu e baseou-se nas pesquisas que fiz para o meu último disco, que tem bem esses ritmos (lambada, brega e carimbó) e deixa em evidência essa influência que receberam da música caribenha”, explica Iva. Como o próprio nome evidencia, o laboratório visa a criação coletiva de músicas a serem executadas na apresentação final, partindo dessa comparação entre os gêneros musicais locais e os caribenhos.
O processo criativo partirá da comparação de material sonoro, execução de células musicais e músicas, apresentação de slides sobre o entorno histórico e sobre a localização geográfica do Pará e do Caribe, buscando pontuar alguns dos traços que marcadamente diferenciam a música destes locais. “A Iva não é uma parceria inédita pra mim, mas o laboratório sim, e acho interessante principalmente a troca de conhecimentos e os possíveis resultados desse encontro”, comenta Nazaco.
A experiência de ambos os instrutores e as possíveis trocas durante o laboratório são mesmo bons atrativos aos participantes. Iva Rothe, além de cantora e compositora, é pesquisadora e técnica em gestão cultural da coordenadoria de Linguagem Sonora da Fundação Cultural do Pará (FCP). E Nazareno Gomes, o Nazaco, além de percussionista, é pesquisador, professor e integrante do Trio Manari, cujas pesquisas e interesse no assunto já somam anos de trabalho, com ênfase no carimbó. No conjunto percussivo serão ministradas aulas de instrumentos como: curimbó, barrica, maraca, congas, clave de rumba e guira.
Seleção por Audição
O público-alvo da oficina são estudantes de música e músicos profissionais, a partir de 12 anos de idade. Os pré-inscritos por formulário online participarão de uma audição e entrevista, a ser realizada nos dias 15 e 16 de setembro, de 9 às 12h e de 14 às 18h. Os candidatos deverão executar uma peça de sua livre escolha, preferencialmente autoral; realizar leitura musical do material solicitado (como células rítmicas e trechos melódicos) com seu instrumento. A confirmação dos aprovados será feita por e-mail até dia 18. Serão ofertadas 40 vagas.
Serviço:
“Laboratório Pará x Caribe de Criação Musical”
Inscrições: Até o próximo domingo, dia 13, por formulário online na página da Fundação Cultural do Pará (www.fcp.pa.gov.br).
Local: Casa das Artes (antigo IAP)
Endereço: Praça Justo Chermont, n° 236 - Nazaré.
Mais informações: (91) 3184-9105 – Iva Rothe.