Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AUDIOVISUAL

Mostra reúne vídeos experimentais na Casa das Artes e Curro Velho

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/09/2015 13h58

Nas duas últimas terças-feiras do mês, dias 22 e 29, ocorre na Casa das Artes e no Curro Velho, respectivamente, a segunda edição da “Maquinária: mostra de cinema e vídeo experimental”. O objetivo é apresentar vídeos que não se enquadram nos formatos usuais da indústria audiovisual. “A proposta é fugir do comum, sair do habitual que o cinema industrial apresenta. São produções que vão de filmes produzidos em película pelas vanguardas do século XX até trabalhos em vídeo-arte, de artistas contemporâneos”, explica o coordenador do Núcleo de Produção Digital do Curro Velho, Felipe Pamplona.

A cada edição, a mostra reúne filmes em torno de uma temática, e a da vez é “Atritos e Fricções”, com obras escolhidas pela equipe do núcleo. “Os vídeos escolhidos são o registro de intervenções artísticas. É quando o vídeo existe enquanto protagonista de uma ação efêmera, algumas de ordem mais política, outras de ordem mais poética, da subjetividade. O vídeo está ali enquanto registro da intervenção de um artista”, diz Felipe Pamplona.

O tema será debatido a partir da exibição de cinco trabalhos: “Desculpem os Transtornos, Estamos em Obras” (2002), do Coletivo Urucum; “Poro – Intervenções Urbanas e Ações Efêmeras” (2010), do Poro, uma dupla de artistas que atua desde 2002, com foco em intervenções no espaço público e nas mídias de comunicação; “Gallus Sapiens – Censored Part” (2011), do performer paraense Victor La Rocque; “Carruagem” (2012), de Eduardo Srur; e “Catedral Rosa” (2006), de Fabio Baroli e Susana Aune.

Serviço: Mostra Maquinária apresenta “Atritos e Fricções”. Terça-feira (22), às 19h, na Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, Nazaré); e dia 29, às 16h, no Curro Velho (Rua Professor Nelson Ribeiro, 287, Telégrafo). Entrada franca. Informações: (91) 4006-2924/ 4006-2904.