Caravana da Leitura parte em mais uma ação pelos municípios do Estado
A Fundação Cultural do Pará (FCP) por meio da Coordenadoria de Leitura e Informação (DLI) começou nesta semana mais uma ação do projeto “Caravana da Leitura”, que visitou os municípios de Augusto Corrêa (21 e 22), Tracuateua (23 e 24) e Salinópolis (25 e 26). A programação segue em São João de Pirabas, nos dias 27 e 28, Santa Luzia do Pará (29 e 30) e Cachoeira do Piriá (1 e 2 de outubro).
Segundo a coordenadora de Promoção da Leitura da FCP, Paula Sena, o projeto foi bem recebido nesta etapa inicial em Augusto Corrêa. “Assim que chegamos ao município nossa equipe foi recebida com uma carreata promovida pela Secretaria Municipal de Educação local, justamente para chamar a população para participar das atividades promovidas pela Caravana”, conta Paula, dizendo estar satisfeita com esse primeiro momento.
De acordo com a coordenadora, o projeto Caravana da Leitura realiza exposições, dramatizações, teatro de fantoches, leitura viva, contação de histórias e mostras de filmes que dinamizam o interesse dos visitantes pela leitura. A equipe formada por técnicos em arte-educação se desloca até as cidades para a capacitação de novos facilitadores de leitura. As atividades são desenvolvidas em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e as cidades do interior visitadas recebem um ônibus que oferece livros para o público infantil, juvenil e adulto, possibilitando e ampliando o acesso à informação, bem como à leitura.
Paula Sena fala ainda sobre a importância do projeto no fomento a leitura, principalmente por vivermos em uma época onde a tecnologia prevalece. “Não podemos ignorar as novas tecnologias, as crianças já nascem rodeadas de varias aparatos tecnológicos, então quando a gente chega com a Caravana da Leitura em alguma cidade ou escola, nosso objetivo é mostrar a importância do livro, da democratizar o acesso ao livro e promover a leitura”, explica, reforçando que o projeto é uma extensão da Biblioteca Estadual Arthur Vianna.
Sobre o projeto, Paula, conta que a finalidade dele é plantar a semente da leitura por onde passa. “A Caravana vai aonde é necessário, nós fazemos um estudo antes, e verificamos onde as crianças estão tendo mais dificuldade de ter acesso à leitura, pois nem sempre se tem bibliotecas na cidade, ou mesmo nas escolas, e nossa função é levar o livro até as crianças para que tenham esse contato. Também mostramos que os maiores incentivadores da leitura devem ser os pais das crianças”.
A Caravana é apenas uma das ações de incentivo à leitura organizadas pela Coordenadoria de Promoção da Leitura da DLI, que oferece às cidades visitadas: seminários, palestras, treinamentos e oficinas. A FCP tem como objetivo formar leitores por toda a região do Pará, levando projetos às escolas e praças, além de oficinas de capacitação dos profissionais professores da rede pública de ensino do interior do Estado. “A coordenadoria não tem somente a Caravana da Leitura, mas também as oficinas de facilitadores de leitura, a gente vai ao município, deixa uma sementinha, e posteriormente com uma programação prévia retornamos e ministramos oficinas para os professores”, finaliza Paula Sena.