Formação de cineclubes é tema de encontro no Cine Líbero Luxardo
Nesta sexta-feira (25), ocorreu no Cine Libero Luxardo o primeiro encontro de formação de cineclubes em Belém. Promovido pela Fundação Cultural do Pará, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), o evento teve como objetivo orientar representantes de comunidades, estudantes de cinema, professores e amantes de audiovisual em geral a como montar um cineclube em suas localidades.
A técnica da pró-reitoria da UFPA Vânia Nogueira disse que a ideia do encontro surgiu depois que a instituição recebeu do Ministério da Cultura kits para montagem de salas de cinema. “Foram distribuídos 35 kits a associações e instituições de material de salas de cinemas, e que hoje na verdade estão no aguardo para saber como colocá-las em funcionamento”, explicou.
Durante o evento, os participantes receberam uma pasta com instruções sobre o processo de montagem de um cineclube. Também foram exibidos documentários sobre o tema e ocorreu um bate-papo com profissionais experientes na área de audiovisual e na criação de cineclubes. Vânia Nogueira falou sobre a importância da criação de cineclubes para comunidades. “O cineclube tem como objetivo formar plateias, dando acesso democrático às pessoas, para que possam, além de assistir a um filme, ter o momento de debate, de conscientização sobre aquilo que se está vendo”, disse.
Representando a gerência do Cine Líbero Luxardo, Nádia Alves disse que a intenção da FCP é desenvolver um projeto de cinema itinerante para que o espaço amplie a atuação para o interior. “Ficamos sabendo que a UFPA já havia distribuídos os kits de cineclube, e nossa ideia era aproveitar essa estrutura em nosso projeto, porém soubemos que a maioria ainda não estava funcionando. Então fizemos o encontro para dar essa orientação e viabilizar os cinemas”, frisou.