Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Oficinas do Curro Velho preparam crianças para o Auto de Natal

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/10/2015 18h21

Cerca de 30 crianças participam das oficinas de iniciação à música, dança e teatro que vão auxiliar na montagem do Auto de Natal das Oficinas Curro Velho, da Fundação Cultural do Pará. O espetáculo, marcado para os dias 11 e 12 de dezembro, trará como tema “Uma Selfie de Natal”. A primeira aula ocorreu no mês de setembro, mas as crianças que desejarem participar ainda podem se inscrever – basta comparecer a partir do próximo ensaio, neste sábado (3), das 15h às 18h, no Curro Velho. A participação é gratuita.

“Essas primeiras aulas, que ocorrem todos os sábados, servem para nivelar as crianças. Alguns alunos já sabem, por participar de oficinas, mas outros são completamente novos”, explica o professor de percussão Tauer Martins. “Pelos ensaios que já ocorreram, eles já conseguiram pegar dois ritmos, carimbó e baião, e conforme forem indo as aulas, vou acrescentando outros ritmos que serão usados no espetáculo. Eles estão ótimos”, elogia.

As turmas de dança são para crianças de 7 a 9 anos e de 10 a 12 anos. “Nessa primeira aula procuro conhecer a turma, ver o entrosamento entre eles. Passo também um primeiro exercício com alguns passos para que eles exercitem em casa”, conta a professora de dança Priscila Barreto. A sequência de passos é gravada em vídeo. Neste sábado, a professora poderá ver se a turma foi capaz de gravar os primeiros passos. “Alguns desses serão usados para a coreografia, que vou montando ao longo dos ensaios, de acordo com o que vejo que o corpo delas é capaz de desenvolver”, explica.

O mesmo vai sendo construído na turma de teatro, responsável por representar os muitos personagens do Auto de Natal. O enredo a professora Adriana Cruz adianta: “Será uma família que viaja de barco, de Belém para a cidade fictícia de Arara Perdida, e então se depara com personagens que são quase um patrimônio do Estado… a tapioqueira, a amolador de facas, os pregoeiros e outros”, conta. O texto é de José Maria Bezerra, diretor de Música do espetáculo e professor do Curro Velho.

Quem já participa do Auto de Natal há muitos anos vai se divertindo com a chegada dos ensaios. “É divertido porque é Natal, e gostei da história das selfies”, diz Jenifer Samanta, 12 anos, que há sete participa das apresentações especiais da instituição. Com os demais alunos, ela ensaia as primeiras canções e aprende a interpretar em conjunto. Ao fim da aula, do lado de fora das salas, as trocas continuam. Alunas de dança continuam repetindo os passos ensinados, os de percussão vão batucando em tudo, e os de teatro vão sonhando com os possíveis personagens.

Serviço: os ensaios para o Auto de Natal das Oficinas Curro Velho ocorrem aos sábados e domingos, das 15h às 17h e das 9h às 12h, respectivamente, até as vésperas das apresentações, em dezembro. As crianças que quiserem participar ainda podem se inscrever, gratuitamente. Basta comparecer nos ensaios. Mais informações: (91) 3184-9101. O Núcleo de Oficinas Curro Velho fica na Rua Professor Nelson Ribeiro, 287, no Telegrafo.