Casa das Artes abre inscrições para oficina de dramaturgia voltada para pessoas com deficiência
A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Casa das Artes, oferece oficina de dramaturgia inclusiva, ou seja, para pessoas com deficiências, dentro do Projeto Janela Aberta. O curso será de 19 a 28 de outubro, das 18h30 às 20h30, e as inscrições podem ser feitas na própria Casa das Artes até 19 de outubro. Para alunos de escolas e universidades públicas e portadores de deficiência a inscrição é gratuita. Para os demais interessados a formação sai por 20 reais.
O objetivo das aulas é fazer os alunos entenderem como é possível escrever textos que proponham experiências cênicas em torno dos ambientes de deficiência. Textos que desafiem atores e público a lidar com essas circunstâncias. Obras que possam ser encenadas por pessoas com deficiência e por pessoas sem deficiência, ensejando, assim, a inclusão.
O dramaturgo Carlos Correia Santos conta que há alguns anos vem desenvolvendo um trabalho de arte/inclusão. “À convite da Casa das Artes partilhei um espetáculo com características inclusivas. E na oficina vamos falar de alguns conceitos, como levar o ambiente teatral para a inclusão e o quê um trabalho cênico precisa para ser inclusivo”, explica o instrutor.
Segundo a proposta do projeto Janela Aberta, a inclusão envolve um público alvo geral, e indica que as pessoas com deficiência devem ser integradas à sociedade da forma mais ampla possível. E qualquer pessoa que tenha interesse de conhecer o trabalho e participar é bem vinda, com ou sem deficiência.
Serviço: A oficina de dramaturgia inclusiva será ministrada de 19 a 28 de outubro, das 18h30 às 20h30, na Casa das Artes, que fica na Praça Justo Chermont, 236. Mais Informações pelos telefones 4006-2934 ou 4006-2923.