Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Mostra “Divino Manto” reúne diferentes linguagens artísticas em espaços culturais de Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/10/2015 13h50

A representação do Manto que cobre a imagem de Nossa Senhora de Nazaré ganha significado cultural a partir da mostra “Divino Manto”, com a apresentação de trabalhos resultantes das oficinas realizadas no Curro Velho, Casa da Linguagem, Casa das Artes, Biblioteca Arthur Vianna e Galeria Theodoro Braga

No Círio, a tradição de confeccionar um manto para Nossa Senhora de Nazaré surgiu na década de 1960. Uma espécie de trabalho artesanal e coletivo, inicialmente feito com material doado por promesseiros, realizado durante muitos anos pelas freiras da Irmandade de Santana – congregação religiosa de origem europeia – que vivem no Colégio Gentil Bittencourt, local que abriga a imagem da Virgem.

“A gente fica feliz em poder, além de conhecer e exercitar uma forma de arte, dedicar uma parte do nosso tempo a esta homenagem a Nossa Senhora. Tentei reproduzir no manto diversos símbolos do Círio, como a flor-de-lis, símbolo do cristianismo; também tentei por meio da técnica aprendida aqui, dar uma impressão de azulejaria – algo que nos remete muito ao centro histórico de Belém. Espero que o público goste”, diz Silvana Penin, 61, aluna da oficina Divino Manto, realizada no atelier da Galeria Theodoro Braga.

Como “tradição”, embora parte de um passado bem recente, uma vez incorporado à tradição maior da Festa de Nazaré, o Manto que envolve a imagem também é capaz de se somar ao peso histórico do Círio, reforçando e legitimando o caráter de devoção que comporta esse rito religioso, que se repete e renova a cada ano.

O que você encontra em cada espaço:

Curro Velho – Recebe uma das exposições mais diversificadas, com trabalhos que foram fruto de diversas oficinas do mês de setembro. Pinturas, desenhos, esculturas, bordados, brinquedos de miriti, oratórios, gravuras e mantos confeccionados com materiais recicláveis compõem a mostra que se encontra no hall do espaço. O destaque também é o fato de os mantos serem confeccionados a partir das aulas de uma professora de moda e design. Endereço: Professor Nelson Ribeiro, 287 – Telégrafo.

Casa da Linguagem – A mostra é composta por três produções: os mantos confeccionados na oficina “Divino Manto”, da artista plástica Carla Beltrão; os textos produzidos na oficina literária “Produção de Trovas”, com o poeta paraense Clei Souza; e as fotos do acervo da equipe de audiovisual do Curro Velho. Endereço: Avenida Nazaré, n° 31, esquina com Assis de Vasconcelos.

Casa das Artes – Nesta, grupos de Pássaros e Bichos Juninos – tradicional manifestação popular paraense – foram chamados para aplicar a estética de seu figurino junino à confecção de mantos sagrados. Endereço: Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré.

Biblioteca Arthur Vianna – Frequentadores da maior biblioteca do estado foram convidados a fazer desenhos inspirados pela temática do Círio de Nazaré e o Manto de Nossa Senhora. O resultado são olhares infantis e profissionais sobre a festa em linguagem universal: a pictórica. Endereço: Avenida Gentil Bittencourt, 650, 2º andar – Nazaré.

Galeria Theodoro Braga – Com base na técnica da gravura em tecido e a aplicação de diversos materiais recicláveis, alunos de uma oficina dedicada à confecção de mantos tiveram a oportunidade de expressar desta forma sua visão sobre a Festa de Nazaré. Endereço: Avenida Gentil Bittencourt, 650, subsolo – Nazaré.

Serviço:

Exposições Divino Manto, de 9 a 31 de outubro, segunda a sexta, das 9h às 18h.

Informações: (91) 3202-4391.

Entrada Franca.