Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AUDIOVISUAL

Cine Líbero Luxardo exibe o premiado documentário 'China Livre'

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/10/2015 13h55

O Cine Líbero Luxardo exibe em sessão única, na próxima segunda-feira (19), às 19h, o premiado documentário “China livre: a coragem de crer”. Exibido em 26 países e indicado ao Oscar, o filme aborda temas atuais, como a política do filho único e as tecnologias anti-censura que estão quebrando o grande firewall da internet chinesa e promovendo a liberdade de informação no país.

Uma das histórias contadas no filme é a de Jennifer Zeng, mãe e ex-membro do Partido Comunista Chinês que, juntamente com 70 milhões de chineses, praticava o Falun Gong, uma disciplina de cultivo espiritual que foi proibida pelo governo. Um dia a polícia cibernética interceptou um e-mail e Jennifer foi detida e presa em um campo de trabalhos forçados. Sob tortura física e mental, ela precisa decidir: manter-se firme e definhar na prisão, ou renegar a fé para ganhar a liberdade e poder contar sua história ao mundo?

Do outro lado do mundo, Charles Li, empresário americano de origem chinesa, quis fazer sua parte para deter a perseguição na China, procurando difundir informações sem censura na televisão controlada pelo estado. Descoberto, ele foi detido pela polícia chinesa e condenado a três anos de “reeducação” num campo de trabalhos forçados, onde é obrigado a produzir “pantufas Homer Simpson”, vendidas em lojas de vários países.

Centrado na história de Jennifer e Charles, o documentário expõe as atrocidades cometidas pelo governo chinês contra os dissidentes políticos, e suas ligações com as práticas comerciais desleais com o ocidente. O filme também destaca a crescente tensão entre governo e povo chinês e como as novas tecnologias estão ajudando a levar a liberdade de informação por meio da internet a mais de 1,3 bilhão de pessoas na China e em outros regimes repressivos em todo o mundo.

Serviço: “China livre: a coragem de crer”. Exibição na segunda-feira (19), às 19h, no Cine Líbero Luxardo, no térreo da Fundação Cultural do Pará (FCP), na Avenida Gentil Bittencourt, 650. Entrada franca.