Influência da música caribenha é destaque no Laboratório de criação musical Pará x Caribe
Não é de hoje que a música Caribenha se faz presente na cultura musical paraense, seu ritmo é uma inesgotável fonte de inspiração para muitos compositores, por isso, o assunto é tema do Laboratório de criação Pará x Caribe, que está sendo realizado na Casa das Artes (antigo IAP), da Fundação Cultural do Pará, e tem como intuito a pesquisa e a criação coletiva de músicas voltadas aos gêneros: lambada, brega e carimbó que receberam influência da música caribenha. No próximo dia 12 será promovido no teatro do Curro Velho, um show mostrando o resultado das atividades.
O laboratório teve início no mês de setembro e é ministrado pela cantora e compositora Iva Rothe juntamente com o percussionista, pesquisador e professor Nazareno Gomes, o Nazaco, do Trio Manari. Contando com a participação de 22 músicos, entre iniciantes e profissionais, que desejam aprimorar seu conhecimento sobre inspiração latina que a musica caribenha tem sob o universo da música paraense.
“Está sendo uma grande oportunidade de juntar cabeças criadoras incríveis. Trabalhar com o Nazaco é uma coisa fantástica! Porque ele tem o dom de agregar sons e de destrinchá-los de uma maneira extremamente didática, que os alunos de percussão conseguem entender e executar. O resultado que eu to conseguindo na parte harmônica está sendo muito bom também”, explica Iva Rothe, que além de cantora e compositora, é pesquisadora e técnica em gestão cultural da coordenadoria de Linguagem Sonora da Fundação Cultural do Pará - FCP.
Iva destaca ainda a vantagem de produzir um trabalho autoral que vem sendo feito em sala “Tá sendo muito bom, excitante, atraente, interessante e isso tem sido talvez a grande resposta do sucesso sonoro do trabalho”, conta a pesquisadora.
Para Nazaco Gomes a experiência do laboratório está sendo "muito interessante porque os participantes estão procurando cada vez mais entender esse aspecto da influência do Caribe aqui no Pará e é gratificante ver o empenho deles", afirma ressaltando a expecativa para a apresentação no dia 12: "vai ser maravilhoso, pois os arranjos já estão ficando prontos e eles estão entendo o que realmente o Pará x Caribe veio deixar para o conhecimento do dia a dia de cada artista”, acredita o percussionista.
Serviço: Show de resultado do Laboratório Pará x Caribe, quinta-feira, 12, a partir das 17h30, no Teatro do Curro Velho. Rua Prof. Nelsom Ribeiro, 287, Telegrafo. Entrada Franca.