Caravana da Leitura leva programação de novembro à comunidades
Durante este mês de novembro o projeto Caravana da Leitura, da Fundação Cultural do Pará - FCP, que atua levando livros e atividades literárias para crianças e jovens, marcará presença principalmente em escolas e bibliotecas comunitárias. A programação inicia nesta quarta-feira, 4, no Lar Fabiano de Cristo, que convidará diversas escolas do bairro onde está localizado, o Guamá, para participar das atividades. O teatro, as rodas de leitura e as diversas oficinas ofertadas pelo projeto permanecerão sendo realizadas no espaço até dia 6.
“Nossa programação é sempre adaptada ao público, que geralmente são estudantes do 1º ao 5º ano. Além de receber a solicitação de alguns espaços, como foi o caso do Lar Fabiano de Cristo, nós também sempre incluímos em nossa programação escolas e bairros que apresentam carência desse tipo de atividade de incentivo à leitura. Por isso, também entram este mês em nosso calendário de atividades escolas dos bairros Tapanã e Val-de-Cães, que nunca tinham recebido o Caravana da Leitura”, explica Paula Sena, coordenadora de Promoção da Leitura da FCP.
No Tapanã, a atividade será realizada dia 6, na Paróquia São Francisco de Assis, em parceria com o Tribunal de Justiça. No dia 10, a Caravana segue para a Biblioteca de Caratateua (Outeiro), que também chama para participar diversas escolas vizinhas. No dia 12, a Caravana chega ao Colégio Sophos da Avenida Augusto Montenegro, e dia 16, à Escola de Ensino Fundamental e Médio Jonathas Pontes Athias, em Val-de-Cães. Dia 24, será a vez da Escola Professor Antônio Moreira Jr; e nos dias 26 e 30, a Caravana volta ao bairro de Val-de-Cães para atividades na escola Nossa Senhora de Fátima I.
O projeto atende em média 200 crianças a cada visita, levando atividades como o teatro de fantoches com as histórias: “Menina Bonita do Laço de Fita”, no qual trata sobre as diferenças raciais; e “Orvil”, que trata da importância dos livros. Entre as oficinas, esta a Oficina Lúdico Literária, que ensina a confeccionar dedoches (fantoches de dedo) com base em histórias contadas; também o Painel Literário, um jogo com palavras; e a Roda de Leitura Interativa, com leitura de livros breves e ilustrados.
Outro destaque da programação da Caravana da Leitura é o Cine Caravana, com exibição de curtas que falam principalmente desse universo dos livros; e claro, o momento de Visitação ao Ônibus-Biblioteca, “a principal atração na verdade, pois põe as crianças em contato físico com o livro. Elas têm a liberdade de entrar no ônibus, escolher um livro, ler, folhear. Geralmente levamos livros curtinhos e elas podem ler várias histórias em uma única visita que fazemos”, explica a coordenadora.
1ª Feira do Livro de Marituba
Outro compromisso muito importante na agenda do projeto Caravana da Leitura é o convite que recebeu para participar e levar seu ônibus-biblioteca para a 1ª Feira do Livro de Marituba, prevista para ocorrer dia 20 de novembro.
Mais informações sobre o Projeto Caravana da Leitura: (91) 3202-4374.