Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REINSERÇÃO SOCIAL

Parceria garante novas vagas de trabalho a detentos em Santarém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/11/2015 11h09

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) fechou mais um convênio para gerar emprego e renda aos internos. Desta vez, a parceria foi feita com a empresa de construção civil MM de Oliveira Junior – EPP, que irá utilizar a mão de obra de 22 detentos, do regime semiaberto, na atividade de servente de obras durante a construção do Centro de Recuperação Feminino (CFR) de Santarém.

“Eu acredito que é muito importante buscar no trabalho que desenvolvemos as questões sociais, e quando eu soube que existia essa possibilidade aqui na Susipe vi que era uma boa oportunidade para começar a inserir essa mão de obra em nossas atividades. Além disso, creio que o apenado seja um profissional mais motivado, tendo em vista que ele está buscando reinserção no mercado de trabalho, e em função disso vamos ganhar também qualidade e produtividade”, avaliou o diretor da empresa, Manuel Oliveira Junior.

Pelo trabalho, os detentos irão receber a remuneração de ¾ do salário mínimo, como determinado pela Lei de Execuções Penais (LEP), terão remissão de um dia de pena a cada três dias trabalhados e ainda o beneficio a contribuição previdenciária de 11% do salário mínimo vigente garantindo o seus direitos.

O superintendente da Susipe, coronel André Cunha, comemora a parceria. “A assinatura de mais esse convênio é um satisfação muito grande para nós. Esse já é o 24º convênio da Susipe para gerar emprego aos custodiados e esperamos que este número continue crescendo nos próximos meses”, afirmou.

A parceria é a décima nona com empresas privadas e totaliza a geração de 478 vagas de trabalho para os internos da Susipe. “O Estado através da Susipe consegue disponibilizar mais vagas de trabalho aos internos, que é um dos esteios da reinserção social. É nossa obrigação promover educação e trabalho e estamos cumprindo com essa obrigação. O resultado disso é a meta que já estamos próximos de atingir, de mais de 500 vagas de emprego geradas e 27 convênios firmados, no total, para esse ano”, garantiu o diretor do Núcleo de Reinserção Social (NRS), Ivaldo Capeloni.