Espetáculos encerram programação de 2015 no Curro Velho
Ao todo são cinco espetáculos que reúnem a produção de artistas experientes e iniciantes, e mostram o resultado de oficinas inéditas pela Fundação Cultural do Pará (FCP), como as de espetáculo musical e dança inclusiva. Esta última já fez sua apresentação, com o espetáculo “Do Nosso Jeito”, fruto da oficina que levava o universo da dança para pessoas com diferentes limitações e habilidades físicas. O próximo será o espetáculo circense “Depois da Meia-Noite”, com apresentação no Curro Velho, dias 12, 13 e 14 de novembro, sempre às 18h30, com entrada franca.
“Ele é um espetáculo que aborda o suspense e o terror, mas também estimula o diálogo com o público. É bem divertido e para todas as idades!”, já convida Jorge Cunha, coordenador de Linguagem Corporal da FCP. O espetáculo é fruto de três meses de produção durante a oficina de Técnicas Circenses. Os alunos-atores realizam a apresentação no picadeiro do Curro Velho, contando sua história cheia de fantasia e terror.
A outra oficina de linguagem inédita, sobre teatro musical, apresenta como resultado o espetáculo “O Fantasma da Ópera”, nos dias 19 e 20 de novembro, sempre às 19h, no Teatro Waldemar Henrique, com entrada franca. “A maioria dos alunos já possuía iniciação em alguma linguagem – dança, canto, atuação – e a partir da oficina tiveram contato com as demais linguagens, algo necessário para musicais. Tudo será baseado no original e já conhecido espetáculo ‘O Fantasma da Ópera’, muito bem elaborado e ensaiado pelos professores Thays Reis, Carmem Mourão e Carlos Venturiere”, adianta Jorge Cunha.
Pelo projeto “Laboratório de Artes Cênicas”, o espetáculo de conclusão do curso, realizado ao longo de três meses, será "Viagem ao Centro do Mundo" e ganha destaque por envolver alunos já experientes do Curro Velho, atuando em toda a construção do espetáculo. “Foi um longo processo criativo, em que eles puderam experimentar a direção, cenografia, figurino, dramaturgia. Tudo sob a orientação de professores especializados em cada uma dessas áreas. A própria seleção deles é por currículo e precisam apresentar iniciação em algumas linguagens através de oficinas do Curro Velho”, explica o coordenador.
A apresentação dos alunos do Laboratório de Cênicas será nos dias 27, 28 e 29, sempre às 18h30, no teatro Curro Velho, com entrada franca, encerrando assim a programação do mês de novembro.
Por último, “Uma Selfie de Natal” será o auto de despedida da programação 2015 do Curro Velho, sendo apresentado dias 11 e 12 de dezembro, sempre Às 18h30, com a participação de crianças entre 7 e 14 anos,que integram as oficinas de iniciação artística. Toda a encenação se dará na nave (entrada) do Curro Velho e falará sobre Belém e seus “pregões”, trabalhadores como o tapioqueiro, o carvoeiro, “pessoas que se observava na cidade e que viraram poemas do professor Paulo Nunes (Unama), posteriormente musicados por José Maria – que também assina a direção musical do auto de natal”, conta Jorge Cunha.
Participação Solidária
O auto “Uma Selfie de Natal” será um presente para a comunidade no entorno do Curro Velho e um convite a todos os paraenses que queriam celebrar as festas de final de ano com muita arte e cultura. Como um presente, não será cobrado ingresso ou taxas, mas a organização pede que as pessoas aproveitem a ida ao espetáculo para doar um brinquedo. “Seja novo ou usado, não importa o valor, que seja doado com carinho. Não é uma exigência para que as pessoas possam assistir ao auto, mas um pedido das crianças. Quem puder colaborar, estaremos recebendo os brinquedos para distribuir às crianças da comunidade”, explica Jorge Cunha.
Programação Completa:
“Depois da Meia-Noite”
Galpão de Circo do Curro Velho;
Dias 12, 13 e 14 de novembro, sempre às 18h30;
Entrada franca.
“O Fantasma da Ópera”
Teatro Margarida Schivasappa (térreo do Centur);
Dias 19 e 20 de novembro, sempre às 19h;
Entrada franca.
"Viagem ao Centro do Mundo": resultado do Projeto “Laboratório de Artes Cênicas”
Teatro do Curro Velho;
Dias 27, 28 e 29 de novembro, sempre às 18h30;
Entrada franca.
“Uma Selfie de Natal”
Nave do Curro Velho;
Dias 11 e 12 de dezembro, sempre Às 18h30;
Entrada franca (*Quem desejar, pode doar um brinquedo).