Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Projeto “Primeiras Leituras” forma estudantes a partir das obras de Clarice Lispector

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/11/2015 16h00

A Casa da Linguagem realizou na terça-feira, 10, a terceira edição do projeto “Primeiras Leituras”, da Fundação Cultural do Pará (FCP), que contou sobre a vida e a obra da premiada escritora Clarice Lispector. Além dela, mais dois autores já foram homenageados através do projeto, os paraenses Paulo Nunes e Bruno de Menezes. O objetivo da programação é formar novos leitores e dar destaque a importantes nomes da literatura.

Telma Monteiro, instrutora da oficina de produção textual da Casa da Linguagem, ficou com a responsabilidade de apresentar Clarice Lispector ao público, falando um pouco sobre suas principais obras. Uma delas foi “Um Sopro de Vida - Pulsações”, último livro da escritora, feito por fragmentos que escreveu e foram reunidos por sua secretária, Olga Borelli, sendo publicado após sua morte, em 1978.

Através da obra, o público, formado principalmente por estudantes e professores, também ouviu um pouco sobre a vida pessoal da escritora. Seu vício em coca-cola, o cigarro sempre em mãos, a mente em efervescência que exigia remédios para dormir. E claro, sua estadia de seis meses em Belém, enquanto o marido, um diplomata, prestava serviços na região. Uma entrevista gravada com a escritora e o trailer do filme “A Hora da Estrela”, baseado em seu romance homônimo, encerraram a programação.

A coordenadora de Literatura e Expressão de Identidade da FCP, Elaine Oliveira, conta que Clarice Lispector é uma autora fundamental e a ideia é tornar a Casa da Linguagem um espaço de referência em apresentar aos alunos informações que os oriente como leitores. “A gente quer que o aluno tenha acesso a esse tipo de texto de qualidade e que são fundamentais para a formação dele”, aponta Elaine Oliveira.