Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OFICINA

Educadores da Susipe participam de capacitação ofertada pela Universidade Federal do Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/11/2015 16h54

Durante três dias, servidores de 20 unidades penais mantidas pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) participam de um encontro que vai nortear a construção de novos Projetos Político Pedagógicos (PPP) para também serem utilizados nas Unidades Prisionais do Estado. A oficina “Diálogos em Educação”, realizada na sede da Susipe nos dias 10 a 12 de novembro, é um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA) que tem como objetivo a qualificação e capacitação de professores, coordenadores pedagógicos e técnicos em Educação.

Apesar de já estar em sua 5ª versão, esta é a primeira vez que o “Diálogos em Educação” atende profissionais que atuam no sistema penitenciário. “A oficina é uma demanda do próprio sistema. Quando percebemos que os profissionais da Susipe estavam extremamente interessados em se capacitar, mas tinham dificuldade em ser assistidos em outras esferas, a UFPA procurou ajudar. Prova disso é que essa oficina integra a Jornada de Extensão da Universidade, que está atendendo mais de 4 mil profissionais pelo Estado”, explica a coordenadora do evento e professora do Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA), Socorro Coelho.

Durante as 20 horas aula de capacitação, os servidores que atuam com educação nas unidades prisionais da Região Metropolitana de Belém (RMB), Paragominas e Abaetetuba, vão compreender de maneira prática quais os principais aspectos a serem adotados na elaboração de novos Planos Pedagógicos. “A ideia é que, a partir dessa capacitação, nós possamos dar uma nova formatação aos Planos já existentes, buscando novos instrumentos que qualifiquem esses PPP's em vertentes diferentes da que estamos acostumados, a partir do olhar científico da UFPA”, observa a gerente da Divisão de Educação Prisional (DEP), da Susipe, Aline Mesquita.

Atualmente, a Susipe tem mais de 1,6 mil detentos envolvidos em atividades educacionais. “O aumento de 2011 para os dias de hoje é de 106%. Considero esse dado uma revolução na Educação dentro do sistema penitenciário paraense. A oficina certamente irá nos ajudar a chegar ainda mais longe”, afirma o diretor do Núcleo de Reinserção Social (NRS), Ivaldo Capeloni. A parceria para a capacitação de educadores do sistema penitenciário já existe desde 2014, com o início do curso de Especialização de Jovens e Adultos Privados de Liberdade (EJA), a única ofertada por uma Instituição de Ensino Superior Federal em todo o país.

Para o superintendente da Susipe, Cel. André Cunha, as oportunidades criadas a partir da aproximação com a UFPA, como a oficina, terão reflexo direto na educação dos detentos. “Com o apoio da Universidade estamos dando amplitude na qualificação dos nossos profissionais e, assim, agindo diretamente na qualidade da Educação ofertada dentro das unidades prisionais”, afirma.