Casa da Linguagem realiza “Roda Poética” em homenagem à Consciência Negra
Nesta sexta-feira (13), às 17h30, a Fundação Cultural do Pará por meio da Casa da Linguagem promove o projeto “Roda Poética”, com tema “Semana da Consciência Negra”. Esta será a 6ª edição do projeto que consiste em um encontro com diversos artistas e pessoas da comunidade para refletir sobre a poética, presente nas diversas linguagens artísticas como a música, a dança, o teatro e a literatura. O evento é aberto ao público.
Segundo o técnico em gestão cultural, Wilson Braga, esta edição relacionada à consciência negra busca trazer o tema através da poesia, que cita vários fatos políticos, sociais e leis que vem mostrar a afirmação da consciência negra. “A nossa expectativa é reunir um número maior de atrações, além de espectadores. E interagir com o público, dando oportunidade para eles expressarem leituras poéticas”, ressalta.
Augusto Santos, mais conhecido como “Pereira”, é integrante do grupo Axé Dúdú, e vai trazer para o evento a diversidade da cultura afro através da música. “Vemos o convite da Casa da Linguagem como algo bem positivo, pois temos muita dificuldade de encontrar espaço para mostrar o trabalho das bandas e blocos afro”, declara Pereira.
“Vamos apresentar para o público músicas e poesias próprias e de outros compositores da Bahia e do Maranhão, que falam dos nossos deuses africanos, nossos Orixás. Esperamos que as pessoas vejam de outra forma nossa cultura, pautadas na consciência negra” explica o integrante do grupo Axé Dúdú.
Dia da Consciência Negra - Comemorado em 20 de Novembro em todo o país, a data homenageia Zumbi, escravo líder do Quilombo dos Palmares, falecido em 20 de Novembro de 1695. O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 foi sancionada como Lei 12.519/2011.
Serviço:
Roda Poética apresenta: Semana da Consciência Negra
Quando: Hoje (sexta-feira), às 17h;
Onde: Casa da Linguagem (Av. Nazaré, nº 31, esquina com Assis de Vasconcelos).
Entrada franca
Mais informações: (91) 3110-2250/2253.