Parceria gera emprego e oportunidade de renda para internos de Paragominas
A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) firmou, na manhã desta quarta-feira, 18, no município de Paragominas, nordeste do Estado, o 25º convênio para gerar emprego e renda a detentos. Desta vez, a parceria foi feita com a empresa Rosa Compensados Ltda, onde oito internos, do regime semiaberto do Centro de Recuperação Regional de Paragominas (CRRPA), irão desenvolver atividade de auxiliar operacional em diversas etapas do processo de confecção de compensado.
Dentre os benefícios que serão recebidos pelos internos, estão a remuneração correspondente a ¾ do salário mínimo, como determinado pela Lei de Execuções Penais (LEP), a contribuição previdenciária de 11%, alimentação e transporte para deslocamento de ida e volta da unidade prisional para a fábrica. Para ingressar no emprego os detentos passaram por uma avaliação psicossocial.
“Para fazer a reinserção social precisamos qualificar, capacitar e empregar o preso. É necessário dar opções para que ele inicie uma nova jornada ao sair do cárcere. Por isso eu gostaria de enaltecer a oportunidade que a Empresa está nos dando com essa parceria e a possibilidade de abrir espaço para que esses internos possam trabalhar. Cada vaga de trabalho oferecida nesses convênios é importante, porque pode representar a mudança de uma vida”, afirmou o titular da Susipe, coronel André Cunha.
Durante a assinatura do convênio estiveram presentes também a diretora da Rosa Compensados LTDA, Shirley Maria Rosa, o diretor do Núcleo de Reinserção Social (NRS) da Susipe, Ivaldo Capeloni, a gerente da Divisão de Trabalho e Produção da Susipe, Izabel Ponçadilha, e o diretor do CRRPA, capitão Milton Ferraz.
Após a assinatura, o grupo visitou a fábrica onde os detentos passarão a trabalhar a partir do dia 4 de janeiro. Para iniciar no novo emprego todos os internos irão realizar treinamento e serão alocados nas funções de acordo com a afinidade de cada um.
“Nossas expectativas são as melhores e esperamos que esses oito sejam apenas primeiros. Para nós é muito importante poder ajudar esses internos, pois a gente sabe das dificuldades em retornar ao mercado de trabalho, após a prisão. E é muito gratificante poder contribuir para algo que trará benefícios para sociedade no geral. Esperamos que essa parceria dê certo e só cresça a partir daqui”, contou a gerente do RH da empresa, Naeles Silveira.
Com a assinatura do convênio, já chega a quase 500 o número de vagas de trabalho gerados para os internos da Susipe em parceria com instituições públicas e/ou privadas no Estado que utilizam a mão de obra carcerária. “A participação do empresariado no trabalho de reinserção social desenvolvido pela Susipe, tem se intensificado nos últimos anos em razão do sucesso destes convênios, pois tem gerado não só a satisfação de quem emprega, mas também a possibilidade aos custodiados de levar uma vida digna, pautada na ética, na moral e bons costumes, como um cidadão de bem”, assegurou o diretor do NRS, Ivaldo Capeloni.