Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO

Inscrições para oficinas da Casa da Linguagem seguem até quarta-feira

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/11/2015 16h23

A Casa da Linguagem oferece este mês uma oficina de ilustração para pessoas que desenham e querem aperfeiçoar o traço, além de conhecer o seguimento editorial. As inscrições estão abertas até quarta-feira (25), diretamente na Casa da Linguagem, e são gratuitas para estudantes de escolas públicas. Quem ministra a oficina é o ilustrador Filipe Barata, graduado em Arquitetura e Urbanismo e mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

As aulas serão ministradas a partir desta quarta (25) até 11 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 12h30, para pessoas a partir dos 12 anos de idade. Apesar da habilidade como artista e ilustrador, usando técnicas tradicionais e digitais de pintura, Filipe Barata afirma que vai focar as aulas na pintura, ao invés dos meios digitais.

“Vamos começar com um pouco de teoria, buscando referências em trabalhos de ilustradores pensados para editoriais. De acordo com a resposta da turma, pois costumo pedir um primeiro desenho de todos para conhecer o traço e o nível de cada aluno, podemos trabalhar com uma temática também”, explica.

A meta é que cada aluno conclua uma ilustração, bem planejada e acabada, com base nas aulas do ilustrador. O diferencial da ilustração editorial é que ela está ligada a um tema, publicação, texto, e representa a parte considerada mais rentável – e disputada – do mercado de ilustração. As aulas serão de livre experimentação e os resultados também serão apresentados em uma mostra de encerramento, como ocorre ao final de cada módulo de oficinas da Casa da Linguagem.

Os alunos podem se inscrever nos cursos de leitura e produção de texto, leitura infantil (direcionado para educadores graduados), libras, pintura em aquarela, desenho de observação e violão. As inscrições podem ser feitas no local dos cursos, na Avenida Nazaré, 31. As oficinas são gratuitas para alunos das escolas públicas, que devem apresentar a declaração da escola onde estão matriculados. Os demais pagam uma taxa de R$ 20.

A técnica em gestão cultural Liliane Garcia informa que o último módulo é especial, pois encerra o encontro das oficinas no ano. “Como houve grande procura do público pelos cursos, concluímos que seria melhor culminar com as atividades neste mês de dezembro”, explica a técnica. “Nosso objetivo vai além da informação, é trazer para os alunos cultura durante o ano todo. Vamos buscar de dinâmicas relacionadas às artes até técnicas voltadas para o vestibular, preparando os alunos para outros conhecimentos”, ressalta. Mais informações pelo telefone 3110-2250.