Cineclube Alexandrino Moreira faz homenagem a Rogério Sganzerla
Através do documentário “Mr Sganzerla – Os Signos da Luz”, do diretor Joel Pizzini, o Cineclube Alexandrino Moreira presta uma homenagem ao cineasta brasileiro Rogério Sganzerla. O filme – que será exibido na próxima segunda-feira, 30, às 19h, na Casa das Artes – conta a história da carreira do brasileiro sendo a narrativa feita por ele mesmo. A sessão tem entrada franca.
O documentário faz um grande resumo dos fascínios do cineasta, como seu amor incondicional à obra de Orson Welles e a seu companheiro de criação, Julio Bressane, além de sua imensa vontade de quebrar paradigmas. Mas o documentário também ajuda a esclarecer passagens de sua vida, usando sons de arquivo e imagens – o que permite que o próprio Rogério Sganzerla narre o filme.
Essa estrutura pensada por Joel Pizzini possibilita a sensação de proximidade com o cineasta falecido e faz uma bela homenagem a um dos difusores do chamado “cinema marginal”, onde o próprio homenageado retrata suas ideias, revela suas visões a respeito de seus ídolos e suas fortes opiniões.
Sinopse - Reinvento fantasioso da carreira do cineasta Rogério Sganzerla e a importância de seus ídolos em suas produções. Com depoimentos de parceiros como Helena Ignez e Júlio Bressane e a mostra de arquivos raros, o longa narra a metodologia, o feitio e a sonoridade desfrutada pelo diretor em seus filmes.
Serviço: Cineclube Alexandrino Moreira apresenta “Mr Sganzerla – Os Signos da Luz”, dia 30 (segunda), às 19h, na Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, Nazaré). Entrada Franca. Informações: (91) 4006-2924/2904.