Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CINEMA

Centro de Estudos Cinematográficos retoma atividades em Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/12/2015 12h54

Serão retomadas oficialmente no próximo dia 7 as atividades do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Criado na década de 1960, em Belém, pelo grupo formado pelos mestres Benedito Nunes, Maria Sylvia Nunes, Orlando Costa e Francisco Paulo Mendes – o mesmo que em 1955 estreou o cineclubismo na região com “Os Espectadores”, o CEC volta à ativa com a proposta de contribuir com o cenário cinematográfico local, oferecendo ao público alternativas que vão além dos títulos exibidos no circuito comercial  na cidade.

Desde o mês de abril, o projeto vem sendo retomado com a elaboração de um programa de metas pensadas para 2016 com a colaboração de professores, pesquisadores e cinéfilos convidados. A finalidade do novo CEC é incentivar a cinefilia, ou seja, o gosto do público pelo cinema e tudo aquilo que se relaciona com a sétima arte, além de provocar o estudo e a pesquisa cinematográfica com a produção e reprodução de textos, críticas, realização de palestras e debates, entre outras atividades.

Organização

à frente da coordenação do CEC estão Pedro Veriano, jornalista, crítico e pesquisador de cinema, autor dos livros “A Critica de Cinema em Belém”, “Cinema no Tucupi” e “Fazendo Fitas”; Luzia Miranda Álvares, crítica de cinema desde 1972 e membro da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA); Arnaldo Prado Junior, sócio-fundador do Cine Clube Juventude, autor de críticas de filmes publicadas em diversos jornais de Belém; e Marco Antonio Moreira, crítico e programador de cinema, que assume a coordenação geral do Centro.

Casa das Artes

O evento que marca o lançamento do novo Centro de Estudos Cinematográficos está programado para as 17h, na Casa das Artes, espaço cultural de Belém que passará a ser a sede do cineclube e das atividades a ele relacionadas. “Esse local foi uma gentil sugestão da Célia Jacob para que o Centro possa finalmente existir fisicamente. Essa retomada vem da necessidade de recompor um cenário que já existiu anos atrás na capital, marcado por uma efervecente produção cinematográfica, e alcançar os objetivos tratados pelos primeiros fundadores do CEC, além de prestar uma homenagem aos 85 anos de Maria Sylvia Nunes”, ressalta Marco Antonio Moreira.

O reinicio das atividades do CEC será celebrado com uma sessão do filme “O Balão Vermelho”, de Albert Lamorisse, clássico do cinema francês de 1956 e que foi premiado no Festival de Cannes. Haverá ainda uma homenagem aos fundadores do CEC, com uma participação gravada em vídeo de Maria Sylvia Nunes, e apresentadas as metas para 2016. Participam da sessão Pedro Veriano, o coordenador Marco Antônio Moreira, e a diretora de Artes da FCP/Casa das Artes Célia Jacob.

Serviço: Evento de reabertura do Centro de Estudos Cinematográficos. Dia 7 de dezembro, às 17h, na Casa das Artes. Entrada franca. Informações: (91) 4006-2900.