Centro de Estudos Cinematográficos reabre nesta segunda em Belém
O clássico filme francês, o Balão vermelho, de 1956, do diretor Albert Lamorisse, premiado no Festival de Cannes, marca a reabertura do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) nesta segunda-feira, 7, às 17h, na Casa da Artes, no bairro de Nazaré.
Criado incialmente pelos artistas Benedito Nunes, Maria Sylvia Nunes, Orlando Costa e Francisco Paulo Mendes, em Belém, na década de 1960, o centro será retomado com a proposta inicial de estimular o público paraense a estudar, debater, discutir, pesquisar e conhecer ainda mais o universo da sétima arte. Contando com a coordenação de Arnaldo Prado Júnior, Luzia Miranda, Pedro Veriano e Marco Antônio Moreira, que assume a coordenação geral do CEC.
A possibilidade surgiu do interesse de existir em Belém um local físico para encontros, debates, palestras e outras atividades voltadas para o cenário cinematográfico, e a Fundação Cultural do Pará (FCP) incorporou esse desejo, por intermédio da diretora de Artes da FCP, Célia Jacob, que sugeriu que esse local poderia ser a Casa das Artes, que é um Centro de Experimentação Artística e Cultural.
“Quando o presidente da Associação de Críticos do Pará nos procurou para juntos pensarmos na revitalização desse centro de estudos de cinema, que é uma ação, voltada para discursões, produção de textos, em um nível mais acadêmico, onde de fato, se vai estudar o cinema; a Casa das Artes, ou seja, a própria Fundação Cultural do Estado do Pará, representada neste espaço se juntou ao desejo do Marco Antônio Moreira, do Arnaldo Prado Junior, e outros, pra abrigar esse centro de estudos” conta Célia Jacob, diretora da Casa das Artes.
Ela destaca ainda que o espaço “já é um centro de referência de estudos de cinema, na medida em que existe o Cineclube Alexandrino Moreira, que traz o público para refletir e discutir filmes especificamente de arte”.
Serviço: Inauguração do Centro de Estudos Cinematográficos, dia 07 de dezembro, às 17h, na Casa das Artes, praça Justo Chermont, ao lado da Basílica de Nazaré. Entrada franca. Informações: (91) 4006-2900.