Crias do Curro Velho apresentam Auto de Natal
Na ilha de Arara Perdida muitas histórias e personagens se encontram. E é para lá que uma família inteira de belenenses segue em viagem para viver as fantasias do Auto de Natal do Curro Velho. Nesse lugar fictício, crianças de quatro a sete anos encarnam personagens como o guarda-noturno, que vigia a noite enquanto as famílias dormem. Outras, de 7 a 14 anos, realizam sua trilha sonora, com carimbós, batidas caribenhas e um samba para encerrar o espetáculo.
O auto “Uma Selfie de Natal” será a despedida da programação 2015 do Curro Velho, sendo apresentado nesta sexta-feira, 11, e sábado, 12, sempre às 18h30, com a participação de crianças que passaram por um longo processo de iniciação artística em três linguagens: teatro, música e dança. Toda a encenação se dará no Teatro do Curro Velho.
“São trabalhadores como o tapioqueiro, o garrafeiro, o jornaleiro, pessoas que se observava na cidade e que viraram poemas do professor Paulo Nunes (Unama), posteriormente musicados por José Maria – que também assina a direção musical do auto de Natal”, conta Jorge Cunha, coordenador geral do espetáculo. O músico toca seu violão acompanhado da percussão realizada pelas crianças, ajudando a contar as histórias de cada personagem citado de forma divertida, mas também exaltando a importância deles na cultura do povo paraense.
“É legal porque a gente dança, conta as histórias. O meu (personagem) favorito é o ‘po-po’, que pensa que tem um carro invisível, mas é só um volante mesmo”, conta Yasmim Araújo, 11. Ensaiando há mais de dois meses para o espetáculo, ela afirma ainda, que está acostumada a participar das atividades do Curro Velho. “Eu já fiz muitas oficinas, sempre de dança, e esse já é o segundo auto que eu participo. Não é difícil, a gente já está acostumado, já sabe como são os professores e eles são legais”, diz ela.
Mesmo que os atores todos sejam crianças, no enredo, duas gerações se encontram: a da avó, moradora de Arara Perdida e que conhece todas as histórias; e a geração do neto, que vai registrando tudo através de selfies com o celular. E assim, todo mundo se diverte, com as loucuras da avó, com os viajantes belenenses, com os personagens que vão surgindo, oferecendo uma tapioca, vendendo um jornal, arrancando risos com interpretações totalmente fora do script.
Participação Solidária - O auto “Uma Selfie de Natal” será um presente para a comunidade no entorno do Curro Velho e um convite a todos os paraenses que queriam celebrar as festas de final de ano com muita arte e cultura. Como um presente, não será cobrado ingresso ou taxas, mas a organização pede que as pessoas aproveitem a ida ao espetáculo para doar um brinquedo. “Seja novo ou usado, não importa o valor, que seja doado com carinho. Não é uma exigência para que as pessoas possam assistir ao auto, mas um pedido das crianças. Quem puder colaborar, estaremos recebendo os brinquedos para distribuir às crianças da comunidade”, explica Jorge Cunha.
Serviço:
“Uma Selfie de Natal”
Teatro do Curro Velho;
Dias 11 e 12 de dezembro, sempre às 18h30;
Entrada franca (*Quem desejar, pode doar um brinquedo).
Informações: (91) 3184-9100