Circuito das Artes apresenta variada programação cultural
Até a próxima terça-feira, 22, a Casa das Artes acolhe parte da programação do Circuito das Artes, apresentações artísticas dos 30 selecionados pelo Programa Seiva com a Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Divulgação, da Fundação Cultural do Pará (FCP). Nesta segunda semana, a Mostra abriu com os relatos das pesquisas “Corpos em Trânsito – Ocupações Híbridas no Mercado de São Brás de Belém”, de Luciano Lira dos Santos, e “Dentre Mulheres, Plantas e Imagens”, de Lanna Beatriz Lima Peixoto.
Hoje, dia 18, a Casa das Artes recebe, às 19h, a apresentação do romance experimental "A Voz da Noite", projeto do poeta Antônio Moura. O núcleo gravitacional do romance gira em torno da estrutura do Pássaro Junino – por si só uma forma híbrida de dramaturgia – reunindo elementos de várias culturas, como a indígena, a africana e a europeia. Além de poeta, Antônio Moura é tradutor, jornalista, publicitário, crítico de arte e professor de roteiro para cinema, vídeo e televisão. Autor de vários livros dentre os quais: “Dez” (1996) e “Hong Kong & outros poemas” (1999).
Já às 20h, quem se apresenta é Kleber Oliveira, na Sala de Dança, com o espetáculo de dança “Palhaço”, inspirado no “Massacre do Brigue Palhaço” em uma construção não narrativa que aborda questões políticas e de identidade histórica do povo paraense. A pesquisa foi elaborada por meio de um discurso que põe em sincronia: dança, vídeo, música e clown. Professor, mestre em Linguagens, Comunicação e Cultura, produtor cultural e artista, Kleber é diretor da Attuô Cia. de Intérpretes Contemporâneos.
Dança e Gastronomia
Na noite de terça-feira, 15, foram as apresentações de Tainá Paiva Godinho, com o relato da pesquisa “Da Receita de Porco à Mulher que Vira Porca”, na qual ela mostra a culinária indígena e marajoara do município de Cachoeira do Arari; e o espetáculo encenado pela Cia. Moderno de Dança “Em Face de Todas as Faces”, de Christian Perrota, que animaram o público do Circuito das Artes.
Contando histórias do cotidiano e do imaginário marajoara, Tainá trouxe um belo relato de resistência e manutenção da cultura popular e mítica, além de um livro de receitas manuscrito e uma degustação de um dos pratos mais peculiares dessa culinária, a Canhapira.
“Foi um processo maravilhoso sobre as encantarias, uma oportunidade que eu tive de rever todas as pessoas sobre as quais eu escutei durante toda a minha vida dentro de casa. Então foi um projeto urgente de vida e de tecer memórias, afetos e de descolonizar o gosto”, comenta a pesquisadora.
Já a Cia. Moderno encenou o espetáculo “Em Face de Todas Faces”, com direção artística de Christian Perrota e Deborah Lago, trazendo um número experimental, imprevisível e aleatório, já que as ordens das cenas são decididas pouco antes das apresentações, o que as torna um desafio constante.
“O que inspirou a gente a fazer esse espetáculo foi embebedar todos do grupo com a produção do período pós-modernidade e que pudéssemos sair da zona de conforto, do lugar comum. Tentamos trabalhar com várias coisas que fugissem tanto do que eles estão acostumados a fazer quanto das coisas que eles estão acostumados a ver”, conta Christian.
Ele declara ainda que houve um desafio técnico e criativo, além de um desafio para ele como diretor. Deborah Lago, diretora artística do espetáculo, ao lado de Christian completa: “É um exercício constante, pois, a medida que eles se apresentam há mais coisas a serem subvertidas, mais coisas a serem modificadas, isso acabou incluindo uma vontade de ultrapassar barreiras, se desafiar a fazer diferente de tudo que a gente estava acostumado”.
Programação | Mostra Circuito das Artes
CASA DAS ARTES
- Sexta-feira (18/12)
20h - Espetáculo de dança “Palhaço”, de Kleber Dumerval Guimarães de Oliveira – Sala de Dança
- Sábado (19/12)
10h - Documentário “Tambores a São Benedito: música, religiosidade popular e identidade cultural em João Grande, de Raimundo Gonçalves da Silva - Auditório
11h - Documentário e apresentação musical “Música de batom: mulheres instrumentistas – memória e imagem”, de Paulinho Assunção - Auditório
19h - Audição comentada “EP Cartograma”, de Leandro Cardoso Dias, e pocket show com as participações de Andréa Pinheiro, Alba Maria e Patrícia Rabelo – Auditório
- Segunda-feira (21/12)
18h - Relato de pesquisa “Zona Úmida”, de Eliselma da Silva Palheta - Auditório
19h - Espetáculo “Niri-Õ: Artista-Mulheres-Mebengokre”, de Rafael Cabral Ribeiro – Jardins
20h - Pocket show “Cânticos de Encantaria”, de Renata Rodrigues de Pinho – Auditório
- Terça-feira (22/12)
19h – Auditório
Relato de pesquisa e exibição do teaserdo vídeo “Adão”, de Rafaella Pimentel Cândido
Relato de pesquisa “Céu de Zahy”, de Otoniel Lopes de Oliveira Júnior
Relato de pesquisa “Cine Ideal - Memórias de um cinema de rua de Rondon do Pará”, de Ricardo Tavares D’Almeida.
Demonstração do Game “Performancethe game”, de WoylleMasaki da Costa
ESPAÇO CULTURAL CASA DAS ONZE JANELAS
Visitação até 03/01/16
Instalação “Transbordas”, de Roberta Carvalho – Laboratório das Artes.
Exposição “No trajeto das águas, sobre o sulco dos rios”, de Glauce Santos – Sala Gratuliano Bibas.
CENTRO DE CONVENÇÕES DE TUCURUÍ
Sexta-feira (18/12)
19h - Espetáculo de dança “Quer Dançar Comigo?”, de Roseane Monteiro Dos Santos
PRAIA DO AMOR DE CURUÇÁ
Sexta-feira (18/12)
18h - Performance “Zona Úmida”, de Eliselma da Silva Palheta- Auditório
ATELIER ARTE MANGUE MARAJÓ
Sábado (19/12)
19h - Abertura da exposição “Cerâmicas do Pacoval: arte e ancestralidade no Marajó”, de José Ronaldo Guedes Santos
SEDE DO REAL - COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MANGUEIRAS DE SALVATERRA
Sábado à terça-feira (19 a 22/12)
8h às 20h – Exposição “Dentre: mulheres, plantas e imagens”, de Lanna Beatriz Lima Peixoto
AUDITÓRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DO ICA - UFPA
Segunda-feira (21/12)
19h - Abertura da instalação “Música de experiência”, de Cibelle Jemima Almeida Donza
Mais Informações: (91) 4006-2929 (Sâmia Gabriel/Casa das Artes)