Cauã é o primeiro bebê nascido em 2015 na Santa Casa
A Unidade Materno Infantil Dr. Almir Gabriel, da Santa Casa do Pará, maior maternidade pública do norte do país, recebeu a 1 hora e 28 minutos desta quinta-feira (1º) o primeiro bebê nascido em 2015 na instituição. Cauã Farias da Silva Dias veio ao mundo de parto normal, pesando 2.990kg e medindo 47 cm. Cercado de cuidados e carinho pela avó, a mãe e a equipe médica, ele chora pouco e mama bastante.
A dona de casa Karina Farias da Silva Dias, 25 anos, residente do município de Santa Bárbara do Pará, na Região Metropolitana de Belém, ficou feliz em ser a primeira mãe de 2015. “Vim para a Santa Casa cheia de expectativa, mas não esperava que meu filho fosse ser o primeiro bebê do ano. A felicidade veio em dobro. Já ganhamos presentes e recebemos muitas visitas. Tenho certeza que meu filho nasceu para brilhar, e o nascimento dele vai ficar registrado para sempre como o primeiro bebê do ano de 2015”, ressaltou Karina Dias.
A avó, Maria Silvana Pastana, que acompanhou a filha Karina até a maternidade, contou que tudo foi muito tranquilo. “Fomos bem acolhidas, a equipe médica foi excelente, todos nos tratando com muito cuidado e atenção. Meu neto nasceu saudável e tranquilo. Agradeço a toda a equipe, enfermeiros, técnicos, e estamos muito felizes em saber que o Cauã é o primeiro bebê de 2015. Que isso traga para ele uma fé incondicional, que ele sempre brilhe e prospere, sendo um bom filho, um bom neto e um cidadão de bem”, concluiu Maria Pastana.
Ana Conceição Matos Pessoa, presidente da Fundação Santa Casa do Pará, e Sandra Nery, diretora administrativa do hospital, foram conhecer o primeiro bebê do Ano, entregaram presentes e desejaram felicidades à família. “Entendemos o primeiro bebê do ano como um símbolo de renovação, de prosperidade e fé. É tradicional aqui no hospital celebrarmos a chegada do primeiro bebê do ano. Desejamos à mãe e ao bebê muitas felicidades, que ele cresça cheio de saúde, cercado de carinho e atenção, e que evolua para ser um cidadão honrado, temente a Deus e necessário à sociedade”, disse a presidente.
A Fundação Santa Casa do Pará, de janeiro a outubro, realizou 5.450 partos, sendo 2.547 partos normais (46,2%) e 2.961 partos cesáreos (53,8%). Até novembro de 2014 foram realizados 35.500 atendimentos no setor de triagem obstétrica. Das pacientes que foram internadas na maternidade 43% são de Belém e 57% do interior do estado. A maternidade recebe pacientes em regime de urgência e emergência, nas áreas de ginecologia e obstetrícia. O atendimento é feito em plantões de 24 horas, todos os dias da semana.