Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Instituto Carlos Gomes realizará 1ª etapa do vestibular para Bacharelado em Música

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/01/2015 18h00

O Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) realiza na manhã deste domingo (25) a primeira etapa do Processo Seletivo para o curso de Bacharelado em Música 2015. Nesta fase, os candidatos farão prova de Conhecimentos Gerais e Redação, respondendo a 60 questões com conteúdo de disciplinas do Ensino Médio. A prova terá duração de cinco horas.

Este ano, 104 candidatos concorrem a 36 vagas, divididas entre as seguintes habilitações: Instrumento, Canto, Composição e Arranjo e Regência de Banda. As provas foram elaboradas pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) e serão aplicadas em cinco salas do IECG. Os portões serão abertos às 7 horas e fechados pontualmente às 8 horas.

Para fazer o exame, o candidato deverá levar um documento de identidade original, porque o Comprovante de Confirmação de Inscrição somente terá validade mediante a apresentação da Carteira de Identidade ou da Carteira de Habilitação. A professora Madalena Aliverti, coordenadora do curso, orienta que os candidatos devem verificar o nome no Comprovante de Inscrição. “Se não estiver escrito corretamente o candidato deve pedir para o fiscal fazer a retificação no momento da prova”, informou.

A primeira etapa do processo seletivo é eliminatória. O candidato só poderá fazer a segunda etapa - Prova de Conhecimentos Específicos em Música -, se alcançar, no mínimo, 30% dos pontos na primeira etapa.

Hoje, 120 alunos cursam Bacharelado em Música no IECG. Este ano, quando o Instituto completa 120 anos, o curso chega aos 20 anos de existência. A cantora lírica Dhuly Contente, 23 anos, fará a prova neste domingo. Ela já concluiu o curso técnico, e está prestes a se formar no curso de Licenciatura em Música pela Uepa. Agora, pretende continuar os estudos de nível superior com mais uma formação em Canto. “Vou fazer o processo seletivo porque é a única faculdade de Canto que existe aqui. É uma continuidade dos meus estudos de nível superior. Uma forma de aprofundar o aprendizado”, disse a candidata.

As aulas do curso de Bacharelado em Música são ministradas no período noturno no IECG. O curso tem duração de quatro anos. Os graduados podem atuar em orquestras, coro e bandas sinfônicas.

A lista dos aprovados para a segunda etapa será divulgada no dia 11 de fevereiro de 2015, no site  www.fcg.pa.gov.br.