Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Iesp certifica 108 militares e civis no Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/01/2015 10h02

Está quarta-feira, 28, foi especial para 108 oficiais das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros do Pará, que concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, com ênfase em Defesa Social e Cidadania, e o Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar, com ênfase em Gestão Estratégica e Defesa Social. Eles receberam seus certificados durante solenidade realizada no auditório do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), sediado em Marituba, na Região Metropolitana de Belém.

O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais forma profissionais da área de segurança pública a partir de uma diretriz pedagógica que contempla questões políticas, administrativas, jurídicas e operacionais, de forma a atender as demandas cada vez mais complexas da gestão de segurança pública. Já o Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar, vinculado à Coordenadoria de Ensino Superior do Iesp, permite acesso na escala hierárquica de oficiais dentro da instituição, constituindo requisito indispensável para que os oficiais superiores (majores e tenentes coronéis) atinjam o último posto (coronel). 

A solenidade contou a presença de autoridades civis e militares, entre elas o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, General Jeannot Jansen da Silva Filho; o Tenente Coronel PM João Carlos Lima e Silva, que representou a direção do Iesp; o Coronel Arthur Rodrigues de Moraes, diretor de Ensino do Iesp; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cipriano Sabino; o comandante geral da Polícia Militar, Roberto Luiz de Freitas Campos; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Nahum Fernandes da Silva; o delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino de Souza, e outros gestores do Sistema de Segurança Pública.

Na ocasião, o secretário Jeannot Jansen destacou a importância desse tipo de formação para a modernização do sistema de Segurança Pública do Estado: "Vocês são o futuro da segurança pública no Pará. Em breve vocês vão assumir funções chaves nas corporações das quais fazem parte, e vão poder aliar a essas atividades o conhecimento adquirido no curso".

O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais certificou 77 policiais militares, reunidos na turma denominada "1º Ten. PM/PA Djalma Barral Campos", in memorian, que teve como paraninfo o comandante geral da corporação, Coronel Roberto Luiz de Freitas Campos. Já o Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar capacitou 31 oficiais das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, que compuseram a turma "Cipriano Sabino de Oliveira Junior", em homenagem ao presidente do Tribunal de Contas do Estado, e tiveram como paraninfo o delegado geral Rilmar Firmino de Souza.