Hospital Regional do Sudeste atendeu mais de 324 mil pacientes em 2014
Exatamente 324.810 pacientes foram atendidos, em 2014, pelo Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP) Dr. Geraldo Veloso, com sede em Marabá. No ano, foram feitas 3,2 mil internações e 3.152 cirurgias, além de 150 mil exames laboratoriais. Além disso, foi instalado o Núcleo de Segurança do Paciente, juntamente com a implantação da “Qualidade” e outras certificações que melhoraram o atendimento aos moradores da região, que tem mais de 1,1 milhão de habitantes.
O Hospital Regional, que é administrado pela Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar (Pró Saúde), atendeu 100% das metas contratadas com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), gerando um índice de satisfação do usuário de 96%.
Entre os pacientes que aprovam o atendimento está Wesley Pereira dos Santos, 20 anos. Em maio de 2014, ele sofreu uma pancada na testa, que quebrou os ossos da órbita dos olhos. Submetido a uma delicada cirurgia, ele sobreviveu, e hoje vive normalmente. “Nasci de novo. Quando vi minhas fotos na mesa de cirurgia, nem acreditei que era eu. Não sei como a equipe médica conseguiu. Só tenho a agradecer”, diz.
Outra ação importante é a atividade desenvolvida pelo Grupo de Trabalho e Humanização, que atende tanto ao público interno quanto externo do Hospital Regional, com programas como Hospital Amigo da Comunidade, que participa de ações sociais em áreas carentes, com apoio principalmente de igrejas, e também desenvolve ações internas como o programa “Amor Maior”, dedicado às mães que estão internadas no hospital com os filhos recém-nascidos.
O Hospital Regional também tem uma agência transfusional, que atua em parceria com o Hemopa na captação de doadores voluntários de sangue, por meio de campanhas que ocorrem o ano inteiro.
Uma novidade implantada no fim de 2014 foi a criação de uma linha telefônica específica (94 3323-3588), pela qual o usuário do hospital pode ficar sabendo se o exame dele já está pronto. Isso atende principalmente moradores de municípios mais distantes, para que se desloquem apenas quando o resultado estiver liberado.
Segundo o diretor do HRSP, Valdemir Girato, entre as metas para 2015 está a implantação de 20 máquinas de hemodiálise, além da abertura de estágio para cursos técnicos, assim como a busca de certificações, sendo a principal o “Hospital Verde Saudável”.
Para conseguir essa certificação, o hospital vem desenvolvendo ações ambientais, que vão desde a correta acomodação do óleo usado na cozinha (que não é descartado, mas doado para reciclagem) até a troca de lâmpadas em vários setores da unidade. O hospital também vai implantar protocolos para qualidade de segurança do paciente, que vão desde a higienização correta das mãos e identificação até a prevenção de quedas.
Atualmente o Hospital Regional tem 115 leitos, 38 de UTIs (neonatal, pediátrica e adulto), e presta atendimento em diversas especialidades, como neurologia, cardiologia, pediatria, urologia, vascular, oftalmologia e otorrinolaringologia, além de ser referência em traumatologia. São 576 funcionários, 498 funcionários próprios e 78 terceirizados, que recebem treinamento periodicamente.