Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa faz 365 anos como referência em atendimento e ensino

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/02/2015 16h37

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará completou nesta terça-feira, 24, 365 anos. A história do hospital se confunde com a da cidade de Belém, como ressaltou a presidente da fundação, Ana Conceição Pessoa. "É gratificante falar da Santa Casa. A instituição presta atendimento à comunidade, sobretudo, às pessoas que mais precisam ", disse, ressaltando que o momento é especial, sobretudo após a inauguração da Unidade Almir Gabriel, em 2013, que representou um marco de crescimento e modernização do serviço.

A comemoração teve programação variada na fundação, com música, momentos de beleza com consultores da Mary Kay e atividades de valorização do servidor e do usuário. Também ocorreu uma celebração religiosa. O auge da festa foi quando os participantes se reuniram, na estrutura do prédio centenário, e cantaram parabéns. O Coral da Santa Casa Saúde e Vida Maria Helena Franco, um dos projetos de humanização, se apresentou e, paralelamente, servidores contaram um pouco da sua história na instituição.

“Nosso coração está em festa por fazer parte da Santa Casa, que acolhe não só a comunidade, como ensina e desenvolve pessoas”, ressaltou a a gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Santa Casa, Alexandra Cordovil.

Para Lidiane Pantoja, mãe de Kayque, de apenas 4 meses, que nasceu na Santa Casa, o hospital foi fundamental em um momento de apreensão. “A Santa Casa representa muito na minha vida. Meu bebê nasceu prematuro. Sem a assistência que recebi aqui, meu filho não teria resistido. Os servidores lutaram muito para que meu filho sobrevivesse, e eu agradeço muito por isso. Hoje estou muito feliz em poder participar desse momento”, enfatizou.

Referência no atendimento de gravidez de alto risco no Estado, o hospital contabiliza quase oito mil partos anualmente. Para atender à especialidade, a fundação conta com uma equipe multiprofissional, de forma ininterrupta, em plantões de 24 horas, todos os dias da semana. No ano passado, 42.683 foram atendidas no setor de acolhimento obstétrico, entre consultas ginecológicas e obstétricas.

O hospital abrange ainda outras áreas de atuação. Teve mais de 833 mil procedimentos no complexo ambulatorial, de alta e média complexidade, em 2014. No total, a Santa Casa dispõe de 406 leitos, distribuídos prioritariamente nas unidades de terapia intensiva (UTI) neonatal e pediátrica, unidades de cuidados intermediários (UCI) neonatal, maternidade e pediatria.

O hospital também é modelo no que diz respeito ao ensino e pesquisa, sendo base para a formação de muitos médicos. Segundo levantamentos da instituição, 80% dos profissionais formados trabalham no próprio Estado. Recentemente, ocorreram cerimônias de encerramento das turmas do programas de residência médica e multiprofissional. "A Santa Casa tem uma missão importante no Pará e a cumpre com muita garra e vontade. Nesse momento, é preciso ressaltar a importância dos servidores", concluiu Ana Conceição Pessoa.