Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOCIOEDUCAÇÃO

Jovens atendidos pela Fasepa participam do programa Terra Viva

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/02/2015 17h15

Começou nesta quarta-feira (25) a capacitação dos socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) que participarão do Programa Terra Viva, que atende adolescentes envolvidos em atos infracionais com oficinas e palestras que fortalecem o ensino ambiental e a profissionalização dos jovens.

Durante essa semana, os adolescentes assistem a aulas teóricas sobre o funcionamento do programa, além de conhecerem a equipe que vai ministrar as oficinas, que têm duração de dois meses. A partir da próxima semana, eles participam de atividades práticas de horticultura, reaproveitamento de materiais e produção de mudas.

O coordenador do programa, Antônio Silva, explica que as atividades ajudam os jovens a aprender uma nova função para que sejam capazes de produzir a própria renda a partir das oficinas. “Estamos com a proposta de trabalhar de uma maneira sistemática, primeiramente com uma capacitação, para eles conhecerem o programa Terra Viva e depois iniciarem a pratica. O foco é transformar não apenas os objetos, mas também vidas, e possibilitar um novo caminho para eles, como a produção de renda”, diz.

Segundo o professor da oficina de produção de mudas, Elieldem Ferreira, o programa ajuda o jovem a refletir sobre o que ele pode fazer para mudar de vida, seguindo um caminho profissional para que não volte a cometer atos infracionais ao sair das unidades socioeducativas. “Alguns adolescentes estão aqui devido a uma queda ou problema de família, e às vezes não tiveram alguém para direcioná-los. O jovem deve ter um tutor para levá-lo para o alto, e a nossa missão é reerguer a vida desse adolescente”, frisa.

Criado em 2009, o programa Terra viva é desenvolvido pela Fasepa com os adolescentes que produzem móveis e objetos de decoração, fortalecendo a produção socioambiental, comercializando produtos como sofás, poltronas e vasos decorativos feitos com a reciclagem de materiais como pneus e madeiras. Os produtos são comercializados e toda a renda é destinada à manutenção do projeto e também para os adolescentes e seus familiares.