Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DA MULHER

Pro Paz e Polícia Civil realizam nova ação direcionada às mulheres

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/03/2015 13h56

O Pro Paz Mulher (PPM) realizou, na manhã desta segunda-feira, 9, em parceria com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), um café da manhã em homenagem à semana alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Além de servidores do Pro Paz Mulher, participaram representantes da Polícia Civil, o Sindicato da Polícia do Estado do Pará (Sindpol) e mulheres em situação de violência que recebem atendimento psicossocial no PPM.

O dia, dedicado às servidoras do Pro Paz Mulher/Deam e às mulheres atendidas na unidade, contará com oficinas de artesanato com material reciclado e aula de dança. De acordo com a coordenadora do PPM, Naiana Santos, que foi homenageada pela Deam, o evento é uma forma de integrar não somente os funcionários, mas também as pessoas que buscam os serviços.

"Receber as mulheres em situação de violência no nosso evento e oferecer atividades e momentos de lazer e distração a elas, juntamente com as servidoras que aqui atuam, fortalece o laço de respeito e de confiança que temos a responsabilidade de construir. Nossa forma de comemorar, enquanto mulheres, nos envolve num momento ao mesmo tempo sério, de discussão, mas que também pode ter um sentido na cidadania e na cultura de paz", declarou.

Para a delegada de Polícia Civil, Simone Eldoron, que responde pela Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), a representatividade da comemoração está, principalmente, no trabalho ofertado às paraenses. "Essa integração representa o fortalecimento da rede de enfrentamento do Estado à violência contra a mulher. Estamos nos envolvendo, cada vez mais, com a relação Estado/Mulher, para que possamos garantir o empoderamento dessas mulheres na sociedade, por meio da garantia dos seus direitos", explicou.

No sábado, 7, em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o Pro Paz realizou ação de cidadania na Praça da República. Juntamente com entidades parceiras como Polícia Civil, Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Defensoria Pública do Estado e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), foram oferecidos gratuitamente serviços como emissão de documentos de identidade, carteira de trabalho e certidão de nascimento, assim como atendimentos em saúde (clínica médica, pediátrica e testes rápidos de HIV e hepatites virais).

Desde o dia 6 de março, as equipes dos núcleos do Pro Paz Integrado (PPI) localizadas em Paragominas, Tucuruí, Santarém e Bragança, realizaram ações voltadas ao Dia Internacional da Mulher, juntamente com parceiros. Em Bragança, uma parceria com a rede de atendimento, saúde, educação e assistência social, os servidores do Pro Paz Integrado ministrarão palestras educativas até o dia 17 de março, sobre o tema “Violência contra mulher”. No mesmo período, haverá programação interna sobre cidadania, com emissão de documentos de identidade.

Pro Paz Cidadania

E no dia 14 de março, das 8 às 13h, no polo do Pro Paz UFPA, haverá atendimento gratuito de cidadania, saúde e orientação jurídica, oferecido em parceria entre o Governo do Pará, por meio da Sespa e Pro Paz, com a Prefeitura Municipal de Belém, Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/PA) e Defensoria Pública do Estado.

Também no dia 14, o Pro Paz Cidadania estará na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) do Distrito Industrial, em Ananindeua, em parceria com a Prefeitura de Ananindeua/Secretaria de Assistência Social e Coordenadoria da Mulher de Ananindeua, TJE/ PA, MP/PA, Polícia Civil, Defensoria Pública, Sejudh, Seaster e Sespa, das 8h às 13h.

No Polo UFPA, mediante a distribuição de senhas, entregues por ordem de chegada, serão ofertados serviços de emissão de documentos; atendimento jurídico, pelo projeto “TJE Itinerante” e pela Defensoria Pública; atendimentos em clínica médica, pediatria e ginecologia; vacinação contra tétano, febre amarela, tríplice viral e hepatite B; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C; cadastro do “passe livre” para os idosos, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob); cadastro para o programa Bolsa Família, que será realizado pela Fundação Papa João XXII (Funpapa), além de liberação de microcréditos pelo Fundo Ver-o-Sol, da PMB.

Na UIPP do Distrito Industrial serão ofertados gratuitamente os serviços de emissão de documentos; atendimento jurídico; cadastramento CAD Único; atendimentos em saúde - clínica médica e pediatria; vacinação contra tétano, febre amarela, tríplice viral e hepatite B, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, além de cortes de cabelo e tratamento de estética facial.

Serviço: 
O Polo Pro Paz UFPA está localizado na Avenida Tucunduba, próximo à Avenida Perimetral, no bairro do Guamá.
A UIPP do Distrito Industrial está localizada no final da linha do Distrito Industrial, no município de Ananindeua.