Inmetro terá serviço online para prestação de contas da utilização dos selos de qualidade
Durante a manhã desta terça-feira (17), o Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) promoveu, na sala de Educação à Distância, treinamento para proprietários, funcionários e mecânicos de oficinas de bombas de combustível, balanças e taxímetros, credenciados pelo órgão.
O objetivo do encontro foi capacitar os participantes para a utilização de relatório online no Portal de Serviço do Inmetro nos Estados (PSIE), na prestação de contas dos selos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), utilizadas em serviços de reparos, por estes segmentos.
A princípio, a prestação de contas dos selos utilizados em serviços de reparo era realizada por meio de relatório manual, entregue no final de cada mês, ao instituto. A partir de hoje, todo o procedimento será entregue online.
“Por determinação do Inmetro, essa mudança tem o objetivo de facilitar a prestação de contas dos selos recolocados em bombas de combustível, balanças e taxímetros. Essa iniciativa vai viabilizar tempo para os proprietários de empresas desse segmento e facilitar a organização de dados para o controle de informações do instituto”, explica o gerente de Tecnologia da Informação do Imetropará, Edilson Júnior.
O proprietário de uma empresa de manutenção de bombas de gasolina de Belém, Sérgio Siqueira, que participou do treinamento para a utilização do Portal de Serviço do Inmetro, disse que a iniciativa é válida. “Fica mais fácil a comunicação entre as empresas e o órgão. Não vamos mais precisar nos deslocar para entregar os relatórios manuais no instituto. Vai facilitar para os dois lados”, disse.