Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Grupo de Percussão da FCG se apresenta em São Paulo

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/03/2015 11h16

O Grupo de Percussão da Fundação Carlos Gomes viajou neste fim de semana para São Paulo, onde fará uma excursão cultural e também concertos. O grupo, formado por nove alunos do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) se preparou durante dois meses para as apresentações que serão realizadas na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) e na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

De acordo com o professor Marcos Matos, a ideia da viagem surgiu da necessidade de apresentar aos alunos a realidade musical percussiva nos grandes polos do Brasil. "Dois professores de percussão do instituto estudaram nessas instituições, que são referência no ensino da música no país", conta o professor.

A ida dos estudantes só foi possível graças ao apoio da Fundação Carlos Gomes. "A FCG financiou parte dos gastos dos alunos, proporcionando assim recursos para que eles tenham melhor estadia na capital paulista, acesso às salas de espetáculos, como a Sala São Paulo e o Teatro Municipal, além de ajuda com o deslocamento dos alunos na cidade", explicou Claudio Trindade, diretor de Ensino da FCG.

No período em que ficarão em São Paulo, os alunos irão conhecer o polo de percussão da Universidade de São Paulo (USP) e terão a oportunidade de interagir com os principais percussionistas do país, que atuam na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Osesp.

"Como a Unesp é uma referência em percussão reconhecida internacionalmente será o ponto chave da viagem. Os alunos visitarão o antigo prédio que sediava a escola e vivenciarão uma parte do dia a dia dos alunos da universidade", comemora o professor Marcos Matos.

O concerto será no dia 20 de março, às 12h, no Teatro Maria de Lourdes Serkeff, que fica no Prédio Central da Escola.

O grupo de percussão da Fundação Carlos Gomes existe há 25 anos. Foi criado pelo professor Luis Cioci, com o objetivo de promover o aperfeiçoamento acadêmico e artístico dos alunos de percussão do Instituto Estadual Carlos Gomes e divulgar a literatura musical para percussão.

O grupo se destaca pelo elevado nível técnico e pelo pioneirismo, pois foi o primeiro na região Norte do país com uma formação totalmente percussiva. Atualmente, os responsáveis pela direção artística do grupo são os músicos Ricardo Aquino e Marcos Matos, ambos percussionistas e professores do IECG.