Imetropará fiscaliza balanças na "Pedra do Peixe", no Ver-o-Peso

24/03/2015 12h24

Nesta terça-feira, 24, agentes de fiscalização da Divisão de Instrumentos do Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará), participaram da ação promovida pela Secretaria Municipal de Economia, em parceria com Adepará, Vigilância Sanitária e outros órgão municipais e estaduais na Pedra do Peixe, no Ver-o-Peso. Para garantir a oferta de pescado durante a Semana Santa no Pará, o Governo do Estado editou portaria impedindo a saída do produto no período de 16 de março a 4 de abril.

Durante o evento, os técnicos do Imetropará realizaram a verificação das balanças utilizadas na pesagem dos pescados, checando se estão de acordo com a conformidade estabelecida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Balanças da Pedra do Peixe e a Feira do Ver-o-Peso, além de outras feiras e supermercados serão vistoriadas pelas equipes. O nosso objetivo é garantir ao consumidor que pague o preço justo pelo que está levando para casa”, explica Emerson Leite, gerente de Instrumentos do Imetropará.

A atividade objetiva analisar quantitativamente os produtos, ou seja, verificar se a quantidade e o peso correspondem ao que está indicado pela balança. Cerca de 100 balanças em feiras livres e mercados devem ser vistoriadas pelo órgão até a Semana Santa.

Por Redação - Agência PA (SECOM)