Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Semana Fashion promove debate sobre design, moda e cultura

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/03/2015 10h24

Em comemoração aos cinco anos de atividade do Curso de Design de Moda da Faculdade Estácio do Pará (FAP), será realizado no próximo sábado, 28, a partir das 9h, no mezanino do Espaço São José Liberto (ESJL) – Polo Joalheiro do Pará, a palestra “Cultura de Moda”, com o estilista, professor, escritor e historiador João Braga, convidado especial da quinta edição da “Semana Fashion”, aberta na segunda-feira, 23, na sede da faculdade. Com entrada franca, às 18h, um desfile de moda, denominado “Identidades Paraenses”, marcará o encerramento do encontro, no Coliseu das Artes do ESJL.

No sábado, às 17h, também no mezanino do São José Liberto, João Braga participará de uma sessão de autógrafos do livro de sua autoria intitulado “Um Século de Moda”, lançado em 2013 pela D’Livros Editora. A coordenação do encontro é de Felícia Assmar Maia, pesquisadora de moda e professora do Curso de Moda da FAP.

A programação da quinta edição da “Semana Fashion” é realizada na sede da faculdade e no São José Liberto, onde alunos, ex-alunos e convidados participam de palestras, mesas de debates e oficinas. O encontro é promovido pela Estácio do Pará, Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia (Costamazônia) e Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

Rosa Helena Neves, diretora executiva do Igama e do Espaço São José Liberto, destaca que a parceria firmada entre o Governo do Estado, via Sedeme e Igama, com a FAP e a Costamazônia permitirá a participação dos empreendedores criativos integrantes do Programa Polo Joalheiro e do Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda e Design no evento.

Segundo ela, a ação integrada oportunizará aos estilistas, designers, micro e pequenos empresários o encontro com João Braga, professor pesquisador referência no Brasil em cultura e história da moda. “A atividade consolida o diálogo entre o setor produtivo e a academia, promovido pelo Programa Polo Joalheiro do Pará. Outras agendas serão desenvolvidas com esta instituição de ensino, no ano de 2015, no campo da capacitação profissional, gestão e mercado”, garantiu a diretora.

De acordo com Felícia Assmar Maia, com iniciativas como a semana de moda, alunos, professores da faculdade e demais envolvidos na realização desses eventos vêm contribuindo de maneira significativa para a capacitação de mão de obra para o mercado de moda na região. “A gente percebe que tem crescido a mão de obra, que mais e mais profissionais têm sido solicitados para trabalhar na indústria, no comércio e na área de serviços, E, com certeza, o nosso curso, nesses cinco anos, vem colaborando muito com o nível de ensino e capacitação que vem dando para esses alunos formados na instituição”, explicou Felícia Assmar Maia, que também está à frente da Amazônia Fashion Week (AFW) e do Fórum de Moda da Amazônia (Formoda), também realizados em parceria com o Espaço São José Liberto.

Lançamento

Felícia Maia destaca que João Braga é uma personalidade importante na moda como historiador que vem escrevendo e pesquisando sobre a história da moda de maneira geral e, principalmente, no Brasil. “Ele vem falar sobre cultura de moda, que é conhecimento básico para todas as pessoas que estão no universo da moda. Eu acho que ninguém melhor do que ele para falar de cultura de moda com essa visão panorâmica que ele tem”, enfatizou a coordenadora da Semana Fashion.

João Braga é mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo (SP), especialista em História da Indumentária e da Moda pela Fundação Escola de Sociologia e Política de SP e especialista em Histoire du Costume pela École Supérieure des Arts et Thecnique de la Monde (ESMOD-Paris). Atualmente, trabalha como professor de História da Moda, História das Artes e História da Joalheria, Estética e Cultura de Moda, na Faculdade Santa Marcelina, na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e na Casa do Saber, em São Paulo.

Com apresentação da jornalista e consultora de moda Gloria Kalil, as 120 páginas do livro “Um Século de Moda”, de João Braga, levam para o público em geral, de forma didática, linguagem simples e objetiva, o conhecimento dos acontecimentos em destaque na área da moda no Brasil e no mundo, entre 1.901 e 2000.

Na publicação, o autor contextualiza as mudanças ocorridas no segmento e os acontecimentos culturais e históricos marcantes do século XX, como, por exemplo, o nascimento da marca Lacoste, a criação da Academia Brasileira da Moda e o lançamento do perfume Chanel Nº 5.

João Braga também é autor dos livros “História da moda: uma narrativa”, “Reflexões sobre moda – volumes I, II, III e IV”, pela Anhembi Morumbi, e “História da moda no Brasil: das influências às autorreferências”, pela Disal.

Programação

Uma aula inaugural marcou, na noite de segunda-feira, 23, no auditório da Estácio FAP, a abertura da Semana Fashion. “Artistas Paraenses estão na Moda” foi o tema da palestra de Lucinha Chaves, diretora da ELF Galeria. Na oportunidade, ela destacou o trabalho de artistas plásticos paraenses, dentre eles Geraldo Teixeira e Ruma.

Das 16h às 18h desta terça-feira, 24, na sala D 206 da faculdade, a programação prosseguiu com a oficina de bolsas Furoshiki, com Luti Cavalcante, arte-educadora e designer de bolsas. Das 19h às 20h30, no auditório da Estácio FAP, “Moda e Responsabilidade Social” será o assunto abordado na mesa de debates, que contará com a participação das designers e ex-alunas do Curso de Design da FAP, Enilda Carriço, Silvia Valente e Roseli Caldas.

Na quarta-feira, 25, das 15h às 18h, na mesma sala, será realizada a oficina “Moda e Sustentabilidade”, com a estilista e consultora de moda Jackye Carvalho. No auditório, das 19h às 20h30, o tema a ser discutido na mesa de debates pelas ex-alunas e designers Helena Bezerra, Brenda Lopes e Graça Arruda é “Sustentabilidade está na Moda”.

Na quinta-feira, 26, das 15h às 18h, será realizada a segunda aula da oficina “Moda e Sustentabilidade” (sala D 206). Das 19h às 20h30, estão agendadas duas mesas de debates. A primeira tratará sobre os “Profissionais de Moda em Desfiles” e terá a participação dos ex-alunos Jonathan Veiga, Milena Castro, Dannai Vasques e Victor Marques. Na segunda mesa, as ex-alunas e designers Celeste Heitmann, Analú Paixão e Michele Rodrigues falarão sobre o tema “Profissionais de Moda no Mercado”.

Na sexta-feira, 27, no mesmo horário e local (sala D 206), será realizada a terceira e última aula da oficina “Moda e Sustentabilidade”. Das 15h às 18h, na sala D 205, a programação segue com a oficina de Automaquiagem, com João Paulo Ramos, estilista e estudante de Design de Moda.

O “Encontro com João Braga” marcará o último dia do evento, no sábado, 28, no mezanino do Espaço São José Liberto. Das 9h às 12h, será realizada a palestra “Cultura da Moda”, com João Braga, que vai participar da sessão de autógrafos do livro “Um Século de Moda”, marcada para as 17h. Às 18h, no anfiteatro do Coliseu das Artes do espaço, um desfile de moda encerrará a quinta edição do evento.