Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

PM auxilia segundo parto em uma semana

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/04/2015 12h37

Por volta das 7h40 desta quinta-feira, 9, uma guarnição da Polícia Militar, composta por militares do 20° Batalhão, foi abordada por um taxista que trafegava pela avenida Centenário, no bairro do Bengui. Ao parar o veículo, a equipe composta pelo capitão Agnaldo Almada e soldados Marcelo Lopes e Diogo Amorim, percebeu que Tamires Souza Leal, de 26 anos, estava em trabalho de parto.

A irmã da parturiente estava dentro do carro e foi auxiliada pelos PM’s durante o nascimento da criança. Após o nascimento do terceiro filho, a mãe e a bebê foram levadas ao hospital Santa Clara, no bairro do Marco, para receberem os cuidados médicos necessários. De acordo com parentes da jovem, Tamires mora na cidade de Soure, que fica na ilha do Marajó, e veio para a capital para fazer o parto, que estava programado para esta sexta-feira, 10. As duas passam bem.

Para o capitão Almada, atender ocorrências como estas é uma dádiva divina. “É uma honra trabalhar e ajudar no nascimento de uma criança. É uma benção. Esse é o verdadeiro trabalho da Polícia Militar”.

Moju

Na segunda-feira, 6, a Policiais Militares do Batalhão de Polícia Rodoviária da PM (PRE) atenderam a uma ocorrência inusitada. Os cabos George Braga, Renivaldo Santos, Francisca Silva e Rubens Guimarães e os sargentos Paulo Sérgio e Elber Pena, que estavam de serviço em Moju, no nordeste paraense, foram acionados pelo extrativista Raimundo Carneiro para auxiliar Gleyde Amorim, 25 anos, que estava em trabalho de parto. A mulher é moradora da Vila Luzo, na zona rural do município, e estava prestes a ter o terceiro filho.

Mesmo com as dificuldades existentes neste tipo de atendimento, os policiais auxiliaram no parto e providenciaram a rápida transferência de mãe e bebê ao hospital local, para os atendimentos necessários. Gleyde deu à luz uma menina, que nasceu com 3,5 quilos. Ambas passam bem. Já no hospital, os policiais militares fizeram questão de visitar a pequena Paula Izabele Moraes Tributino.

Para eles, a experiência, embora incomum, foi gratificante. "É sempre uma recompensa saber que o nosso trabalho contribui para desfechos felizes, como o da história dessa mãe e dessa criança. Em todos os aspectos, a missão do policial tem como foco principal a manutenção da vida humana", afirmou o sargento Paulo Sérgio.