Hospital Abelardo Santos discute melhorias na saúde com integrantes da rede em Icoaraci
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, em parceria com a Agência Distrital de Icoaraci, promoveu na quarta-feira, 8, uma reunião com os integrantes de parte da rede de saúde do distrito para discutir o seu funcionamento e as dificuldades com a operacionalização do atendimento. A reunião aconteceu no auditório da ADIC e contou com a participação de representantes do 1º Centro Regional de Saúde/Sespa, CAPS, Controle de Endemia da Ssesma, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Pastoral da Criança e o Lions Clube de Icoaraci.
Para a diretora do Abelardo Santos, Andrea Gomes, é muito importante essa busca coletiva da melhoria dos serviços de saúde em Icoaraci. “Acredito que cada gestor e profissional de saúde deve ter o compromisso coletivo de fazer o sistema de saúde funcionar de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e esta reunião teve como objetivo abrir um diálogo entre as unidades que compõem a rede de saúde em Icoaraci”, disse.
A assistente social Celis Regina Ferreira, assessora comunitária da ADIC, falou sobre a importância de aproximar os integrantes da rede de saúde em Icoaraci. “A Agência Distrital está há dois anos trabalhando com esta rede intersetorial por intermédio da Rede Cidadã de Ações Integradas de Icoaraci, e o Abelardo Santos veio somar esforços para melhorar os serviços de saúde no distrito, beneficiando diretamente o usuário do SUS”.
Para o diretor clinico do HRAS, Walter Amoras, a organização e operacionalização das ações de saúde no sistema distrital de Icoaraci apresentam dificuldades. “A porta de entrada das demandas de saúde da população é a atenção básica e isso exerce intensa pressão nas atividades do ‘Abelardo Santos’, que pela hierarquia do sistema de saúde deveria receber a demanda de média complexidade referenciada pelas unidades de saúde”, ressaltou.
Estão marcadas para este mês mais duas reuniões, uma no dia 15, com integrantes da rede de saúde de Icoaraci, e outra no dia 16, com lideranças comunitárias, ambas na sede da ADIC, às 9h.