Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Monitoramento de ações socioeducativas é tema de oficina da Fasepa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/04/2015 19h49

Terminou nesta quinta-feira (9), na Escola de Governança Pública do Pará (EGPA), a oficina de implantação do plano municipal para monitoramento e avaliação do atendimento socioeducativo no Estado, uma promoção da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). O evento, que começou na última terça-feira, teve como objetivo qualificar o processo de monitoramento das ações da socioeducação nos municípios da região metropolitana de Belém.

Após o encerramento da atividade, o presidente da Fasepa, Simão Bastos, avaliou positivamente a oficina, que buscou a responsabilidade de todos os órgãos parceiros no atendimento socioeducativo, e anunciou que a programação será levada para outras regiões do Estado. “Essa movimento busca a corresponsabilidade de todos no atendimento socioeducativo, seja no âmbito do governo estadual, como municipal. Esse evento é mais um movimento de articulação que busca primeiramente a Região Metropolitana de Belém, mas vamos seguir para todo o Estado, junto com a Seaster, que deve fazer um monitoramento de políticas também voltadas para a socioeducação”, disse.

Francinei Pessoa, da Coordenadoria de Regionalização e Municipalização da Fasepa, destacou a importância de continuar com os debates e oficinas para garantir a municipalização das medidas socioeducativas em meio aberto, como a liberdade assistida e a prestação de serviços à comunidade. “Trabalhar a socioeducação é um desafio muito grande, precisamos aprimorar e melhor os serviços evitando a internação em meio fechado. Nosso debate foi pautado para evitar a convivência familiar e reduzir os índices de internação, trabalhando na prevenção e evitando a reincidência de um ato infracional”, disse.