Balcão de Direitos fará ação pelo Dia do Índio
A Defensoria Pública do Estado promoverá uma ação especial alusiva ao Dia do Índio, no dia 19 de abril, levando o Ônibus da Cidadania para a Aldeia Ytaputir, no município de Santa Luzia do Pará, região nordeste do Pará. A aldeia Ytaputir vai concentrar o atendimento, mas a população indígena de outras 16 aldeias da região será beneficiada com a ação, que será concentrada nesta área do Alto Rio Guamá.
A ação é organizada pelo Gabinete do vice-governador Zequinha Marinho. O programa Balcão de Direitos participará oferecendo serviços como fotografia, segunda vida de certidão de nascimento e atendimento jurídico.
Os indígenas terão à disposição ações de saúde, como consultas médicas e odontológicas, através de outras entidades parceiras. Além de Santa Luzia, no mesmo dia 19 o município de Capitão Poço e o bairro de Curuçambá, em Ananindeua, terão ação do “Balcão”.
Nesta terça e quarta-feira, 14 e 15, os mesmos serviços serão disponibilizados para a população de Itaituba, no oeste do Pará, em parceria com o Pro Paz e a Assembleia Legislativa. Os técnicos atenderão no horário de 8h às 17 horas.
No último final de semana, o ônibus da Defensoria esteve em Paragominas. O programa Balcão de Direitos também levou cidadania à população da ilha do Outeiro no sábado, 11 de abril. A Escola Bosque foi o local de atendimento, que disponibilizou encaminhamento para 2ª via de certidão de nascimento, fotografia 3x4 para documentos e orientação jurídica básica. A ação contou com a parceria do Pro Paz.