Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Épico bíblico na sessão de cinema mudo desta terça-feira

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/04/2015 11h57

O projeto "Cinema e Música", realizado em parceria entre as Fundações Carlos Gomes (FCG) e Cultural do Município de Belém (Fumbel) e a Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), exibe nesta terça-feira (14), às 18h30, a primeira versão do épico bíblico "Os Dez Mandamentos", de Cecil B. De Mille.

A versão original, de 1923, narra a história de Moisés, interpretado pelo ator Theodore Roberts, que liderou os judeus do Egito para a Terra Prometida. O clássico descreve a entrega das tábuas contendo os Dez Mandamentos, a adoração ao bezerro de ouro e a travessia do Mar Vermelho.

O público que for ao Olympia na noite desta terça-feira vai acompanhar as cenas das passagens bíblicas ao som do piano de Paulo José Campos de Melo, que participa do projeto fazendo o acompanhamento musical ao vivo. "É um filme grandioso. São duas histórias. A primeira descreve a situação bíblica dos egípcios e dos faraós e a segunda, já nos anos 20, sobre as interpretações da religião e dos 10 mandamentos", conta o pianista.

"Considerando a duração de 2 horas e 20 minutos do filme, vou fazer alguns efeitos sonoros, misturados com temas musicais, na tentativa de fazer a ligação entre a parte histórica e bíblica e a versão moderna", acrescenta Paulo José sobre a participação dele na sessão desta terça-feira (14).

Dirigida por um dos mais importantes cineastas americanos e um dos fundadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, maior prêmio da história do cinema mundial, essa versão alcançou um enorme sucesso de público na época. Em 1956, o filme foi refilmado com o ator Charlton Heston no papel de Moisés.

Serviço:
Cinema e Música – "Os Dez Mandamentos" (1923)
Data: 14 de Abril
Hora: 18h30
Local: Cine Olympia
Entrada Franca