Defensoria Pública do Estado promove 1º Mutirão Metropolitano
A Defensoria Pública do Estado realizará neste sábado, 25, das 8h às 14h, o primeiro Mutirão Metropolitano da instituição, que fará atendimentos simultâneos em todas as unidades dos municípios da Região Metropolitana de Belém: capital, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Izabel.
A expectativa é de atendimento de pelo menos três mil pessoas nesta primeira edição do Mutirão Metropolitano da Defensoria. Mais de 40 defensores estarão atuando no próximo sábado com casos nas áreas de Família, Direito do Consumidor e Cível.
Haverá atendimento específico e prioritário para casos de pensão alimentícia, exoneração de pensão, revisão de alimentos, investigação de paternidade, reconhecimento voluntário de paternidade, divórcio consensual, retificação de registro civil (erros nas certidões de casamento, nascimento e óbito) e até curatela. O mutirão vai ajudar a Defensoria Pública a desafogar a pauta de atendimentos, reduzir o tempo de espera do cidadão e impactar diretamente na diminuição dos agendamentos para os meses de maio e junho.
Em Marituba, município a 20 quilômetros de Belém, a demanda por atendimento é uma das maiores da RMB, daí a necessidade de promover a força-tarefa, segundo o defensor Rodrigo Ayan, coordenador de Política Cível Metropolitana. Além do atendimento da demanda, a população terá à disposição uma série de serviços de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer vacinação e orientações diversas sobre doenças crônicas, como o diabetes e hipertensão arterial, por exemplo.
O diretor metropolitano, José Arruda, acredita que este primeiro mutirão vai beneficiar a população, sobretudo pelo dia de atendimento. Ele acredita que o sábado favorece o comparecimento em massa das pessoas que têm demanda para resolver com a ajuda da Defensoria.