Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Primeiro Mutirão Metropolitano da Defensoria Pública será realizado neste sábado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/04/2015 11h40

A Defensoria Pública do Estado realiza neste sábado, 25, de 8h às 14 horas, o primeiro Mutirão Metropolitano da instituição. A Defensoria fará atendimentos simultâneos em todas as unidades dos municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB) – a capital, Ananindeua, Marituba e Santa Izabel. A expectativa é de atendimento de pelo menos três mil pessoas em todas essas unidades. Mais de 40 defensores atuarão neste sábado, em que serão atendidos casos nas áreas de Família, Direito do Consumidor e Cível.

Haverá atendimento específico e prioritário para situações em que o cidadão precise solicitar a pensão alimentícia, o fim do pagamento da pensão, a revisão do valor pago como pensão, a investigação de paternidade, o reconhecimento voluntário de paternidade, o divórcio consensual, a retificação de erros nas certidões de casamento, nascimento e óbito e até curatela (instituto jurídico pelo qual o curador tem o encargo imposto pelo juiz de cuidar dos interesses de outrem que se encontra incapaz de fazê-lo).

O mutirão vai ajudar a Defensoria Pública a desafogar a pauta dos meses de maio e junho, além de reduzir o tempo de espera do cidadão e impactar diretamente na diminuição dos agendamentos, abrindo vagas para novos atendimentos à população.

Em Marituba, município que fica a 20 km de Belém, a demanda por atendimento é uma das maiores da RMB, daí a necessidade de promover a força-tarefa, segundo o defensor Rodrigo Ayan, coordenador de Política Cível Metropolitana.

Além do atendimento da demanda, a população terá à disposição outros serviços. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vai oferecer vacinação e orientações diversas sobre doenças crônicas, como o diabetes e hipertensão arterial, por exemplo.

O diretor Metropolitano, José Arruda, acredita que este primeiro mutirão vai beneficiar a população que deseja resolver pendências e busca o primeiro atendimento junto à instituição. Ele acredita que o sábado favorece o comparecimento em massa das pessoas que têm demanda para resolver com a ajuda da Defensoria.

Saúde - Durante o 1º Mutirão Metropolitano também serão disponibilizados diversos serviços de saúde no prédio-sede do órgão. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a Ação da Defensoria Pública vai oferecer vacinas tríplice viral, contra febre amarela, difteria e tétano.

O público terá a oportunidade de verificar a pressão arterial e a taxa de açúcar, além de participar de oficinas de reciclagem sobre doenças como leptospirose, doença de Chagas, dengue e gripe Influenza.