Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DO TRABALHADOR

Governo do Pará promove Ação de Cidadania em Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/05/2015 15h00

O Governo do Pará, por meio da Fundação Pro Paz, secretarias de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), de Saúde Pública (Sespa), de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Defensoria Pública promoveu, nesta sexta-feira, de 8h às 14h, Dia do Trabalhador, ação de Cidadania na Aldeia Amazônica, bairro da Pedreira, em Belém.

A ação também contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), dentro de uma programação da Força Sindical, que contou com shows culturais e sorteio de prêmios, incluindo um automóvel zero quilômetro.

Foram disponibilizados serviços de emissão de 350 Identidades, 120 Carteiras de Trabalho, 1ª e 2ª vias de Certidão de Nascimento, fotografias 3x4 e atendimento jurídico por meio da Unidade Móvel da Defensoria Pública. Serviços em saúde como vacinação contra hepatites virais e testes rápidos de HIV também foram ofertados ao público, estimado pela organização em aproximadamente 1.500 pessoas, que buscaram atendimento apenas no período da manhã.

De 8h às 10h, a equipe da Sespa já havia realizado 150 testes rápidos de hepatites virais e HIV. De acordo com Rosimaire Nunes, coordenadora da equipe da Vigilância de Endemias em Saúde da Sespa, esse público já era esperado. "Tivemos muita procura e já esperávamos que isso ocorresse, pois hoje é feriado e o local da ação é bastante estratégico, próximo a bairros muito populosos. Quem ganha com isso é a população, que aproveita a oportunidade", explicou.

A maior procura na ação, articulada pela Fundação Pro Paz, foi por documentação. O aposentado João Oliveira, 64, que mora em Icoaraci, aproveitou para providenciar a segunda via da carteira de identidade. "O atendimento foi rápido e o documento, que também é gratuito, saiu na hora. Foi bem prático, pois a ação aconteceu no feriado e fica mais fácil pra gente se deslocar de casa. A organização tá de parabéns", declarou.

A aposentada de 92 anos, Raimunda Miranda, aproveitou a proximidade da ação com o bairro onde mora, na Sacramenta, para renovar sua identidade. "Eu tinha uma identidade muito antiga, aí pedi pra minha filha me trazer aqui. Pegamos uma senha logo cedo e já fomos atendidas. Queria agradecer ao Governo por isso, pois a pessoa sem um documento desse não é cidadã".

A diarista Lídia Aragão, 30, ouviu sobre a realização da ação no rádio e se deslocou de Ananindeua para aproveitar a folga do Dia do Trabalhador pra garantir sua primeira Carteira de Trabalho. "Agora já posso trabalhar de carteira assinada. Esse tipo de ação é uma forma muito boa do Governo ajudar a gente, pois geralmente acontece em feriados e finais de semana", destacou a trabalhadora.

Vagno Ramos, coordenador do Pro Paz Cidadania, projeto responsável por articular as ações de cidadania do Governo, falou da importância de integrar a programação da Força Sindical no Dia do Trabalhador. "Além de ser uma obrigação de Estado, esse tipo de ação é um compromisso de Governo. Nos juntar à Força Sindical neste dia festivo demonstra a força da integração e o comprometimento do Governo do Pará com a garantia de direitos", ressaltou o servidor. De acordo com Vagno, a Fundação Pro Paz levará suas ações de cidadania ainda este semestre a cidades do Arquipélago do Marajó.

O atendimento da equipe de Governo encerrou às 14h, mas a comemoração pelo Dia do Trabalhador seguiu com shows musicais durante todo o dia e foi encerrada somente à noite, após o sorteio de vários prêmios aos participantes.

<